
Duas mães e suas filhas pequenas passaram por momentos de terror na manhã desta segunda-feira (28), no município de Iguaracy, no Sertão de Pernambuco, após serem atacadas por um cão da raça pitbull. O caso aconteceu enquanto aguardavam o transporte escolar em frente à residência onde moram. Uma mulher ficou ferida e foi levada ao hospital.
Câmeras de segurança da localidade registraram o momento em que o animal sai de um terreno baldio, atravessa a rua e vai em direção às crianças, de 2 e 3 anos. As mães rapidamente puxam as filhas para tentar protegê-las, mas o cão começa o ataque. Em meio à confusão, uma das mulheres se desequilibra com a filha no colo e cai. O pitbull então morde diversas vezes sua perna, até ser afugentado com chutes por um familiar que presenciava a cena.
Um motociclista, um passageiro e um motorista que passavam pelo local pararam para ajudar no resgate. Eles conseguiram imobilizar o cão até a chegada da equipe da prefeitura, que realizou a captura com segurança.
Veja o vídeo abaixo:
A mulher ferida foi levada ao hospital para realização de exames. Segundo familiares, ela teve ferimentos sem gravidade. Uma das crianças sofreu escoriações após cair durante o susto. A outra criança e a segunda mãe envolvida escaparam ilesas. Após o ataque, as crianças seguiram normalmente para a escola.
De acordo com Bruno Lopes, marido de uma das mulheres, o cão não é de rua e teria fugido da casa do tutor. “O pessoal da prefeitura pegou, fez exames nele e tudo mais. Ele vai ficar em observação, até para ver se tem raiva ou outra doença. Fiz um boletim de ocorrência e, como a cidade é pequena, é provável que a gente conheça o dono do animal”, relatou.
Em Pernambuco, uma lei estadual criada em 2003 e atualizada em 2021 estabelece regras rígidas para a criação e condução de cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como pitbull, dobermann e rottweiler. A norma prevê:
O descumprimento dessas normas pode resultar em multas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, além da apreensão do animal e responsabilização civil e criminal. Em caso de reincidência, as penalidades dobram.
A Prefeitura de Iguaracy se manifestou por meio de nota oficial e informou que o episódio foi uma fatalidade isolada, já que o cão não era de rua, e fugiu da residência de forma acidental. O município destacou que situações como essa não são comuns na cidade.
“O animal foi capturado com segurança e está sob observação, conforme os protocolos de controle de zoonoses, para descartar qualquer risco de doenças como a raiva”, informou a gestão municipal. A prefeitura também reforçou seu compromisso com a segurança da população e dos alunos da rede pública.
Por Patos Online
Com informações do Diário de Pernambuco
Aves Silvestres Polícia Ambiental apreende 30 aves silvestres mantidas em cativeiro em Santana dos Garrotes
Em flagrante Cabo da PM é preso após matar esposa a tiros às margens da PB-095, no Agreste da Paraíba
Prisões DHE prende dois suspeitos de duplo homicídio no bairro da Maternidade, em Patos
Tráfico de drogas Mulher é presa com drogas durante ação da PM em Itaporanga
Prisão Homem é preso em Coremas por violência doméstica e furto durante a madrugada desta sexta-feira (5)
CFO BM Edital do CFO 2026 do Corpo de Bombeiros da Paraíba é divulgado; veja como participar
Prisão Polícia prende suspeito de participação no assassinato do jovem Arthur Alves, em Patos
Tráfico de drogas ROTAM apreende drogas e material de tráfico após abordagem a motociclista em São Bento
Prisão Domiciliar Justiça concede prisão domiciliar ao pediatra Fernando Cunha Lima, condenado por estupro de crianças Mín. 23° Máx. 36°