Quinta, 17 de Julho de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Política Veto

Lula veta projeto que aumentava número de deputados e enfrenta tensão com o Congresso; bancada paraibana perderá duas vagas

A medida, articulada principalmente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tinha como objetivo evitar que estados perdessem representação parlamentar após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a revisão da composição da Casa com base nos dados populacionais atualizados

16/07/2025 às 21h38 Atualizada em 16/07/2025 às 23h35
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais na Câmara. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16/7) e atende a orientações técnicas e políticas que envolvem desde impacto fiscal até a percepção da opinião pública.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A medida, articulada principalmente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tinha como objetivo evitar que estados perdessem representação parlamentar após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a revisão da composição da Casa com base nos dados populacionais atualizados — algo que não era feito desde 1933.

Decisão técnica e política

O Ministério da Fazenda foi um dos principais defensores do veto, alegando que a ampliação do número de parlamentares fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e geraria aumento de despesas sem a devida compensação orçamentária.

Por outro lado, dentro do próprio governo, a ala política defendia que Lula deixasse o prazo para sanção expirar, permitindo que a promulgação ficasse a cargo do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Isso evitaria o desgaste direto com a base aliada no Legislativo.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

No entanto, pesou na decisão final o receio de que a omissão presidencial fosse mal interpretada pela população, já que uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta (16) mostra que 85% dos brasileiros reprovam o aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados.

Impacto e consequências

O veto presidencial agora será analisado em sessão conjunta do Congresso Nacional, onde deputados e senadores poderão derrubá-lo ou mantê-lo. Para isso, são necessários maioria absoluta dos votos nas duas Casas.

Caso o veto seja mantido, o número atual de 513 deputados permanece, e haverá uma redistribuição das vagas entre os estados, com a Paraíba, por exemplo, perdendo duas cadeiras. A proposta vetada previa que 13 das 27 unidades federativas ganhariam novas vagas, sem prejuízo aos demais.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Entenda o contexto

A discussão sobre o número de parlamentares na Câmara foi reacendida após o STF determinar que o Congresso atualizasse a distribuição das vagas com base nos dados populacionais do último Censo. Pela regra atual, cada estado pode eleger de 8 a 70 deputados, de acordo com sua população. A proposta rejeitada buscava criar novas cadeiras para evitar a redução de representatividade em estados que perderiam espaço.

Tensão com o Legislativo

O veto de Lula pode acirrar ainda mais os ânimos com o Congresso, especialmente com a base que apoiou o projeto como forma de preservar a força política de seus estados. Hugo Motta, principal articulador da proposta, é um dos líderes da bancada nordestina que será diretamente afetada pela redistribuição.

A medida também acontece em meio a outros embates entre Executivo e Legislativo, como os recentes impasses sobre o IOF e as discussões em torno do arcabouço fiscal e das emendas parlamentares.

Por Patos Online
Com informações da CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 32°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras