Quinta, 17 de Julho de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Política Epilepsia

Governador sanciona lei de Francisca Motta que garante assistência integral a pessoas com epilepsia na Paraíba

De acordo com a deputada Francisca Motta, além do SUS paraibano, as escolas públicas também passam a ser aliadas nesse processo

16/07/2025 às 21h00 Atualizada em 16/07/2025 às 21h39
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O governador da Paraíba sancionou, nesta terça-feira (15), a Lei nº 13.759/2025, que institui a Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. De autoria da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), a nova legislação tem como base a Lei Federal nº 10.966/17 e representa um importante avanço na garantia de direitos e no cuidado com a população diagnosticada com epilepsia.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Com a nova lei, a Paraíba passa a assegurar atendimento especializado e contínuo às pessoas com epilepsia, com foco na redução das manifestações clínicas, na prevenção de sequelas e no enfrentamento do estigma social que ainda cerca a doença. A norma também determina a promoção de ações educativas permanentes, por meio de campanhas de esclarecimento realizadas nas unidades de saúde, escolas, redes sociais e nos meios de comunicação oficiais do governo.

Na prática, a lei garante a inclusão da epilepsia como prioridade nas políticas públicas de saúde, com a possibilidade de criação de protocolos clínicos, grupos de apoio, campanhas de conscientização e ampliação do acesso a exames como eletroencefalograma, ressonância magnética e monitoramento contínuo.

De acordo com a deputada Francisca Motta, além do SUS paraibano, as escolas públicas também passam a ser aliadas nesse processo. “Para acabar com o preconceito e a desinformação, a lei contempla ainda ações de esclarecimento e combate ao estigma, especialmente entre crianças e adolescentes, ampliando o alcance da assistência conforme as necessidades da população”, acrescentou a parlamentar.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Atualmente, estima-se que entre 1% e 2% da população brasileira tenha epilepsia. Na Paraíba, isso representa entre 40 mil e 80 mil pessoas que poderão ser diretamente beneficiadas pela nova legislação. 

No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas convivem com a condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que até 69% dos casos podem ser controlados com o uso regular de medicamentos disponíveis pelo SUS. No entanto, o acesso ao diagnóstico precoce, a exames adequados e ao tratamento contínuo ainda é um desafio em diversas regiões do país.
A sanção da Lei nº 13.759/2025 reforça o compromisso da deputada Francisca Motta com a saúde dos paraibanos e representa um passo decisivo na promoção da dignidade, da informação e do cuidado humanizado às pessoas com epilepsia, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, consciente e livre de preconceitos.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 32°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras