Sábado, 12 de Julho de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Policial Paciente em surto

Diretor do SAMU fala sobre atendimento a homem em surto no bairro Santo Antônio, em Patos, e orienta para a importância da abordagem humanizada

O episódio, registrado por populares, mostrou o homem completamente nu, com comportamento agressivo, tentando atacar pedestres e danificando veículos.

12/07/2025 às 05h00 Atualizada em 12/07/2025 às 11h29
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um homem em surto psicótico causou tumulto na tarde da última quinta-feira (10), nas imediações das ruas Irineu Joffily e Peregrino de Araújo, no bairro Santo Antônio, em Patos, Sertão da Paraíba. O episódio, registrado por populares, mostrou o homem completamente nu, com comportamento agressivo, tentando atacar pedestres e danificando veículos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo relatos, ele chegou a derrubar uma motocicleta modelo Honda Biz, agredir o proprietário e ainda tentou atingir um ciclista. Diante do cenário de descontrole, moradores imobilizaram o homem até a chegada das autoridades.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou que o homem apresentava sinais evidentes de surto. A guarnição atuou para garantir a segurança do indivíduo e das demais pessoas presentes. Em seguida, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o atendimento no local.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O diretor do SAMU de Patos, João Albuquerque, explicou em entrevista à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, como se deu a abordagem clínica. “Foi constatado clinicamente que o paciente apresentava evidências de surto psiquiátrico. Populares também relataram que ele havia feito uso de drogas, embora sem especificar quais. De imediato, aplicamos medicações psicotrópicas como Midazolam e Haldol para contenção clínica”, disse o diretor.

Após a estabilização, o paciente foi encaminhado ao Complexo Hospitalar Regional de Patos com sinais vitais preservados, onde recebeu os cuidados necessários. Posteriormente, ele teve alta e foi encaminhado para acompanhamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

João Albuquerque aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de uma abordagem segura e humanizada em casos como esse. “É fundamental que, ao se deparar com uma pessoa em surto, a população acione imediatamente os serviços de emergência: 192 para o SAMU e 190 para a Polícia Militar. Nunca se deve recorrer a agressões físicas. Esses pacientes estão em sofrimento psíquico e precisam de acolhimento e tratamento, não de violência”, ressaltou.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Ouça mais detalhes abaixo:


João Albuquerque, diretor do SAMU Patos - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Dom 34°C 18°C
Seg 35°C 18°C
Ter 34°C 19°C
Qua 34°C 18°C
Qui 34°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras