Domingo, 06 de Julho de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Gerais Apreensão

Morador do Jatobá, em Patos, segue sem visão 55 dias após mutirão oftalmológico em Campina Grande

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), 64 pessoas participaram do mutirão, que foi realizado por meio de um contrato entre a pasta e a Fundação Rubens Dutra Segundo.

05/07/2025 às 17h30 Atualizada em 06/07/2025 às 00h54
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O drama do senhor Antônio Amorim da Silva, 50 anos, morador da Rua Elpídio Portela, no Bairro do Jatobá, setor sul de Patos, expõe a gravidade das complicações decorrentes de um mutirão oftalmológico realizado em 15 de maio no Hospital de Clínicas de Campina Grande. Passados 55 dias do procedimento, ele ainda não recuperou a visão, mesmo após cinco tratamentos com antibióticos e uma cirurgia.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Mesmo percebendo a assistência depois do caso, minha visão ainda não voltou”, relatou seu Antônio em entrevista ao portal Patosonline.com. Ele é um dos quatro pacientes de Patos entre os cerca de 29 que apresentaram complicações graves após o mutirão, que atendeu 64 pessoas.

Segundo reportagem públicada pelo portal G1/PB, o caso está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e acompanhado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). O G1/PB disse que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) confirmou que medicamentos vencidos estavam entre os materiais utilizados: ao menos 6 dos 30 frascos da medicação aplicada estavam fora da validade e já abertos. A Fundação Rubens Dutra Segundo, responsável pela execução do mutirão, nega o uso de insumos vencidos e afirma ter iniciado uma busca ativa por pacientes sintomáticos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), 64 pessoas participaram do mutirão, que foi realizado por meio de um contrato entre a pasta e a Fundação Rubens Dutra Segundo.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A secretaria ressaltou que os profissionais e o fornecimento de materiais utilizados durante o procedimento são de "responsabilidade exclusiva da empresa". À TV Paraíba, o presidente da Fundação Rubens Dutra Segundo disse que acompanha as investigações e confirmou que os medicamentos e profissionais envolvidos possuem ligação com a fundação.

A situação gerou indignação entre familiares e a população, especialmente diante da possibilidade de negligência em um serviço que deveria promover saúde e bem-estar. Enquanto as investigações seguem, pacientes como seu Antônio enfrentam não apenas a perda da visão, mas também o impacto emocional e social de uma tragédia que poderia ter sido evitada.

Patosonline.com 
Com informações do paciente e recortes de reportagem do g1 PB

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 34°

Seg 34°C 19°C
Ter 33°C 19°C
Qua 33°C 18°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras