Quinta, 03 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Política Mudança

Patos voltará a ser governada pelo vice-prefeito caso Nabor renuncie para concorrer ao Senado Federal

Uma vez confirmada a renúncia de Nabor, o vice-prefeito Jacob Souto assumirá a Prefeitura de Patos, não mais de forma interina, como ocorreu com Lenildo Morais, Bonifácio Rocha e com o próprio Jacob, nos mandatos finalizados em 2016, 2020 e 2024.

01/07/2025 às 21h00 Atualizada em 02/07/2025 às 12h13
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A cidade de Patos, Capital do Sertão da Paraíba, será novamente comandada por um vice-prefeito, caso se confirme, no próximo ano, a candidatura ao Senado por parte do prefeito Nabor Wanderley, que terá que renunciar ao cargo no início do mês de abril.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O afastamento ocorreria em cumprimento ao artigo 14, parágrafo 6º da Constituição Federal, que determina: “Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”, referindo-se, portanto, aos cargos eletivos do Executivo.

Com isso, uma vez confirmada a renúncia de Nabor, o vice-prefeito Jacob Souto assumirá a Prefeitura de Patos, não mais de forma interina, como ocorreu com Lenildo Morais, Bonifácio Rocha e com o próprio Jacob, nos mandatos finalizados em 2016, 2020 e 2024, quando ocuparam o cargo em substituição a Francisca Motta, Dinaldo Filho e Nabor, respectivamente.

A saída de Nabor para disputar o pleito provocaria também uma mudança significativa no cenário político de Patos, uma vez que, com Jacob Souto ocupando a chefia do Executivo, a presidência da Câmara Municipal de Patos, atualmente exercida por Tide Eduardo, passaria a ter papel ainda mais relevante.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Tide assumiria a Prefeitura de Patos em caso de qualquer afastamento — natural ou extraordinário — do então prefeito Jacob Souto, que, ao se tornar chefe do Executivo até 31 de dezembro de 2028, poderá ser candidato à reeleição no próximo pleito municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 00h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 33°

Sex 33°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 33°C 20°C
Ter 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras