
A possibilidade de uma mudança no escudo do Botafogo-PB começa a ganhar corpo nos bastidores do clube. Os responsáveis pela SAF, que atualmente gerenciam o departamento de futebol do Alvinegro da Estrela Vermelha, chegaram à conclusão de que manter o escudo atual — ao menos em materiais licenciados — pode representar um risco jurídico e comercial significativo a médio e longo prazo. Após debates internos entre SAF e a associação, o clube registrou um escudo alternativo: uma estrela vermelha. E agora aguarda análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Dentro dessa discussão, entram em pauta o contrato com a fornecedora de material esportivo Kappa, a receptividade dos investidores à ideia de uma nova identidade visual e até mesmo uma eventual alteração no nome do clube.
Soma-se a isso o fato de o Botafogo-PB nunca ter conseguido registrar oficialmente seu escudo como marca, o que agora pode ter consequências práticas e pressionar pela adoção de um novo símbolo.
Não! O que o Botafogo-PB fez, até o momento, foi abrir um processo para registrar um escudo alternativo, uma estrela vermelha, junto ao INPI. Em cerca de 40 dias, segundo a SAF do clube, uma primeira resposta deve ser dada pelo órgão federal sobre o tema. O processo de registro definitivo pode durar até dois anos.
Não! Em 2015, o clube, até então uma Associação Sem Fins Lucrativos, tentou registrar o escudo atual, que é bem semelhante ao do Botafogo do Rio de Janeiro, mas com uma estrela solitária vermelha, que data da década de 1970. O pedido, no entanto, foi indeferido. O INPI entendeu que o escudo do Belo seria uma imitação do escudo do clube carioca.
Sim! Até o momento, o Alvinegro da Estrela Vermelha não tem nenhum emblema em nome da instituição. O que o Botafogo-PB conseguiu registrar até agora foi a marca Belo 1931, que já foi utilizada como marca própria de fornecedor esportivo. O Botafogo-PB, no entanto, iniciou o processo de registro do escudo alternativo, que é uma estrela vermelha, e também da marca "Maior da Paraíba". A estrela vermelha solitária já foi usada em uniformes retrôs comercializados em anos anteriores, mas nunca foi usado como um escudo oficial do clube.
Ao saber que o clube não tinha nenhum escudo em sua posse legalmente, a Kappa, atual fornecedora de material esportivo, que já tinha feito os uniformes pretos e brancos, condicionou, segundo a SAF, a confecção do uniforme 1 do clube, a tradicional camisa listrada, ao registro de um escudo. Por isso, até agora, o padrão ainda não foi entregue pela empresa italiana.
Não sozinha! De acordo com a lei da SAF e os contratos entre a SAF e a associação, a SAF pode querer mudar, instigar o debate e ir a campo em busca da mudança. Mas só pode modificar o escudo com aval da associação, em votação dentro do Conselho Deliberativo do clube. A associação tem 10% das ações da SAF do clube.
Por enquanto não! O processo de mudança de nome do clube tem que passar pelos mesmos critérios de uma eventual mudança de escudo. Acontece que o debate já foi colocado em diálogos entre membros da SAF e do Conselho Deliberativo. Isso porque o Botafogo do Rio também tem registro de marcas ligadas à sigla BFC, junto com o registro de um escudo antigo do clube carioca. A SAF, portanto, diante da mesma preocupação sobre eventuais ações futuras que pudesse gerar prejuízo ao Belo discute com o Conselho a possível mudança do nome Botafogo Futebol Clube para outro nomenclatura, mas preservando o nome Botafogo. Vale lembrar, no entanto, dois pontos: pessoas ligadas à SAF do clube têm simpatia à mudança do nome Botafogo para, por exemplo, Belo; por outro lado, a exclusão do nome Botafogo na nomenclatura do clube desagrada grande parte do Conselho Deliberativo, desde históricos conselheiros a conselheiros mais jovens.
Fonte: Jornal da Paraíba
Amistoso Esporte de Patos vence Seleção de São José do Egito em primeiro amistoso da pré-temporada
Jogo-treino Nacional goleia selecionado amador de Catingueira em primeiro jogo-treino da pré-temporada
Copinha 2026 Cofiança de Sapé perde para o União Mogi na estreia da Copinha 2026
Paraibano 2026 Mesmo como mandante na estreia no Paraibano, Botafogo-PB não jogará no Almeidão contra o Esporte de Patos, diz CEO da SAF
Pré-temporada Nacional de Patos confirma amistoso contra o Esporte no próximo domingo (11)
Copinha Com gol sofrido no segundo tempo, Esporte de Patos perde para a Francana na estreia da Copinha 2026
Copinha 2026 AO VIVO E COM IMAGENS: Acompanhe o jogo de estreia do Esporte de Patos na Copinha 2026
Promessas São José do Bonfim tem dois atletas participando da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Dia de estreia! Esporte de Patos estreia na Copinha 2026 diante da Francana neste sábado (3); veja onde assistir Mín. 23° Máx. 36°