Um levantamento recente da Serasa revelou que mais de 1,3 milhão de consumidores paraibanos estão inadimplentes, ou seja, deixaram de pagar dívidas dentro do prazo estipulado. Desse total, 689 mil pessoas acumulam dívidas especificamente com bancos.
De acordo com a pesquisa, os principais motivos apontados pelos entrevistados para não honrarem os compromissos financeiros são a perda de renda ou o desemprego, gastos inesperados com saúde ou acidentes, e a desorganização financeira.
Entre os tipos de dívidas que mais impactam os consumidores, o cartão de crédito lidera com 69% dos relatos, seguido por empréstimos pessoais (56%) e o uso do cheque especial ou limite da conta corrente (31%).
A pesquisa também revelou que 46% dos entrevistados já tentaram negociar diretamente com os bancos, mas sem sucesso.
Diante desse cenário, está sendo realizado na Paraíba um mutirão para renegociação de dívidas bancárias, promovido pela Serasa em parceria com diversas instituições financeiras. A iniciativa vai até o dia 30 de junho e oferece mais de 7 milhões de propostas de negociação, com descontos que podem chegar a 97% sobre o valor total da dívida.
A ação tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e ajudar os consumidores a saírem da inadimplência. As renegociações podem ser feitas de forma online, diretamente no site oficial da Serasa.
Para participar do mutirão, os interessados devem acessar o site www.serasa.com.br, inserir os dados pessoais, consultar as dívidas em aberto e verificar as opções de renegociação disponíveis. O processo é rápido, seguro e pode ser concluído em poucos minutos.
A expectativa é que a ação contribua para a recuperação do crédito de milhares de paraibanos, oferecendo uma alternativa para quem deseja reorganizar a vida financeira e voltar a consumir com responsabilidade.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Mín. 20° Máx. 34°