Luis Zubeldía não é mais técnico do São Paulo. O argentino deixou o comando da equipe nesta segunda-feira (16) "em comum acordo e de forma amigável".
Como a ESPN apurou, o argentino colocou seu cargo à disposição para a cúpula tricolor antes de sair para o recesso do Campeonato Brasileiro por conta do Mundial de Clubes – ou seja, após a derrota para o Vasco em pleno Morumbis por 3 a 1 na última quinta-feira (12), pela 12ª rodada.
Veja abaixo o comunicado divulgado pelo São Paulo:
Em comum acordo e de forma amigável, na manhã desta segunda-feira (16), as partes definiram que o técnico Luis Zubeldía não permanecerá no comando da equipe do São Paulo Futebol Clube.
Foram 85 partidas desde a chegada do argentino de 44 anos, em abril de 2024. No período, o time acumulou 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
Também deixam o São Paulo os assistentes Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, o preparador físico Lucas Vivas e o analista Carlos Burbano.
As conversas com o treinador foram realizadas nos últimos dias para que se fosse tomada a decisão, de forma respeitosa. A diretoria permanece reunida para definir qual será a nova comissão técnica da equipe.
O Tricolor agradece pelos serviços prestados e pelo comprometimento demonstrado pelos profissionais e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.
O treinador, que chegou ao clube com moral, após o título da CONMEBOL Sul-Americana pela LDU, estava no cargo desde abril de 2024, quando chegou ao clube.
Em um primeiro momento, os números foram bons, com vitórias em sequência, e embora tenha passado longe de conquistas em seu primeiro ano, o time também não correu riscos, sendo eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, e terminando o Campeonato Brasileiro na 6ª colocação, garantindo vaga na competição continental em mais um ano.
Em 2025, porém, as coisas mudaram, e o Tricolor não convenceu em nenhum momento. Nos últimos meses, a pressão sobre ele já era muito grande por parte da torcida, mas ele ganhou sobrevida por parte da diretoria, por conta da invencibilidade na Libertadores, e também o fato de muitos jogadores importantes estarem machucados, como Lucas Moura, Oscar e Calleri.
Porém, os últimos resultados, com derrotas para Mirassol, Bahia e Vasco, sendo duas delas dentro do Morumbis, e a aproximação do time à zona de rebaixamento, já que o São Paulo tem 12 pontos, apenas um a mais que o Inter, primeiro time dentro do Z-4, fizeram com que ele perdesse o emprego.
Ao todo, Zubeldia teve 74 jogos no comando do time, com 35 vitórias, 22 empates e 17 derrotas.
Agora, a diretoria terá tempo para escolher o seu substituto. Como a ESPN antecipou, o favorito ao cargo é Hernán Crespo.
Flamengo (F): a confirmar - Brasileirão
Red Bull Bragantino (F): a confirmar - Brasileirão
Corinthians (C): a confirmar - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 33°