Um homem identificado como Damião Madalena da Silva, de 32 anos, morreu na madrugada deste domingo (08) após sofrer uma descarga elétrica em uma lanchonete móvel no Parque de Exposições Elzir Leite, na cidade de Piancó, Sertão da Paraíba. O acidente aconteceu durante a realização da Expo Leite, tradicional evento regional.
Segundo as primeiras informações, Damião tocou uma estrutura metálica da lanchonete — instalada em uma Kombi — e recebeu uma forte descarga elétrica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi acionado, mas ao chegar ao Hospital Regional de Piancó, a vítima já estava sem vida.
Damião era conhecido na região por trabalhar como vendedor de lanches em eventos nas cidades do Vale do Piancó. Apesar disso, a kombi onde o acidente ocorreu não era de sua propriedade.
O caso gerou grande comoção e levantou questionamentos sobre as condições de segurança elétrica no evento. O Capitão Arthur, do Corpo de Bombeiros, concedeu entrevista ao Vale News PB e informou que foram realizadas quatro vistorias no local antes do início da Expo Leite. Durante a primeira inspeção, diversas irregularidades foram encontradas, incluindo riscos iminentes, o que levou à exigência de regularização da documentação. Segundo o oficial, o projeto de prevenção contra incêndio e pânico sequer foi apresentado, motivo pelo qual o evento não chegou a ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
Após o acidente, uma nova vistoria foi feita e revelou que a Kombi onde ocorreu o choque elétrico havia sido inserida no espaço do evento após as inspeções oficiais. A estrutura improvisada realizou ligações elétricas clandestinas, o que, de acordo com o relatório dos bombeiros, pode ter sido a causa da tragédia.
“Após nossa última vistoria, foram incluídas novas instalações elétricas que não faziam parte da documentação original. A van que causou o acidente entrou no local sem autorização e realizou ligações de baixa tensão de forma irregular. Diante disso, o procedimento adotado foi a imediata interdição do evento”, afirmou o Capitão Arthur.
A Polícia Civil está apurando o caso para esclarecer os detalhes do ocorrido e responsabilizar eventuais negligências. A perícia deve analisar a Kombi, o sistema elétrico utilizado e as circunstâncias da entrada do veículo no local do evento.
A morte de Damião gerou grande comoção em Piancó e na região, onde ele era bastante conhecido e estimado.
Por Patos Online
Com Vale News PB/Piancó Mil Grau
Mín. 20° Máx. 34°