Sexta, 30 de Maio de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Monnara
Banner Psique
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Policial Operação Pando

Polícia Federal deflagra operação contra hackers reponsáveis por furto eletrônico de R$ 182 mil da Prefeitura de Poço de José de Moura (PB)

De acordo com as investigações, hackers invadiram as contas bancárias da prefeitura e realizaram transferências indevidas para contas próprias e para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”.

28/05/2025 às 13h39 Atualizada em 28/05/2025 às 18h16
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Pando, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude praticados contra a Prefeitura de Poço de José de Moura, no Sertão da Paraíba. O crime ocorreu no ano de 2022 e resultou em um prejuízo de R$ 182.566,00 aos cofres públicos municipais.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com as investigações, hackers invadiram as contas bancárias da prefeitura e realizaram transferências indevidas para contas próprias e para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”. A ação criminosa foi articulada por meio da internet e exigiu um sofisticado esquema para dificultar o rastreamento do dinheiro.

A partir da quebra de sigilos bancários, autorizada judicialmente, a Polícia Federal conseguiu rastrear os valores desviados e identificar os reais beneficiários dos recursos públicos furtados.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Como parte da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Suzano e São Paulo, expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB. Além disso, a Justiça Federal autorizou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos principais investigados, permitindo o acesso a e-mails, mensagens e outras informações digitais relevantes para a investigação.

A operação foi batizada de “Pando”, termo em latim que significa “Eu me espalhei”, em alusão à estratégia utilizada pelos criminosos de espalhar os valores desviados em dezenas de contas bancárias, com o intuito de dificultar a identificação dos envolvidos.

Continua após a publicidade
Banner Dra Daniela

Caso sejam confirmadas a autoria e a materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 21 anos de reclusão.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e recuperar integralmente os recursos desviados.

Por Patos Online
Com informações da Polícia Federal

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h12 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Sáb 33°C 22°C
Dom 35°C 20°C
Seg 33°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras