Após a repercussão de uma ocorrência envolvendo um homem em surto psicótico na noite desta segunda-feira (19), em Patos, o diretor regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), João Albuquerque, prestou esclarecimentos ao Patos Online sobre a atuação do serviço no episódio.
De acordo com João, o SAMU conta atualmente com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) em Patos. No momento do acionamento pela família, uma das unidades já estava em atendimento, enquanto a segunda permanecia na base, aguardando definição para possível suporte a uma ocorrência paralela — o atendimento a uma idosa com episódio de desmaio.
Segundo o diretor, o médico regulador optou por manter a segunda USA em prontidão até que o quadro clínico da idosa fosse melhor avaliado, pois havia risco de parada cardiorrespiratória (PCR), acidente vascular cerebral (AVC) ou outra complicação grave.
“Se a paciente idosa estivesse em estado mais grave, a prioridade seria ela. Essa é uma filtragem de classificação que realizamos, não apenas no SAMU, mas em todo o serviço de urgência e emergência. A prioridade, nesse caso, seria a paciente idosa. Apenas justificando a questão da suposta demora, que não ocorreu por vontade própria”, explicou João Albuquerque.
A ação rápida da guarnição da Rádio Patrulha do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) foi essencial para conter a situação. Por volta das 21h40, os policiais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) para prestar apoio ao SAMU diante de um caso de surto psicótico.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o indivíduo em estado severo de desorientação e agressividade, colocando em risco a si mesmo e outras pessoas. Com o consentimento da família, a guarnição realizou técnicas adequadas de contenção física, permanecendo no local por cerca de 50 minutos até a chegada da equipe do SAMU, que ocorreu por volta das 22h30.
O paciente foi então encaminhado para atendimento especializado. A atuação equilibrada e técnica da Polícia Militar evitou que a situação tivesse desdobramentos mais graves.
Por Patos Online
Mín. 22° Máx. 29°