Nesta sexta-feira, 16 de maio de 2025, a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos/PB realizou uma operação no município de Matureia para cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão relacionados ao desaparecimento de José Valdinez Barbosa Pontes, 42 anos, conhecido como “Pica-Pau”. O crime, registrado no dia 23 de abril de 2025 na comunidade do Beiral, zona urbana de Patos, vem sendo investigado como homicídio com ocultação de cadáver.
Foram presos A.F.P., de 26 anos, e M.C.M., de 52 anos, ambos apontados como suspeitos diretos no desaparecimento e possível execução de Valdinez. Durante o cumprimento do mandado contra A.F.P., o suspeito tentou fugir utilizando uma motocicleta, mas foi rapidamente interceptado pela equipe da DHE. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da delegacia para os procedimentos legais.
Já M.C.M. foi localizado em sua residência. No imóvel, durante a execução do mandado de busca, os policiais encontraram um revólver calibre .38, além de três munições intactas, o que poderá agravar a situação penal do investigado.
As investigações indicam que José Valdinez foi levado até a zona rural do município de Brejinho, no estado de Pernambuco, onde teria sido executado com requintes de crueldade. No local apontado pelas diligências, a polícia encontrou as roupas que a vítima usava no dia do desaparecimento, com marcas de cortes provocados por instrumento perfuro-inciso. Também foram localizados fragmentos de uma ossada humana e uma cova clandestina, reforçando a suspeita de homicídio com ocultação de cadáver.
O caso gerou grande comoção na comunidade, especialmente pela brutalidade do crime. José Valdinez havia deixado o sistema prisional há cerca de dois meses. Ele era dependente químico e foi visto pela última vez na manhã do dia 22 de abril, sendo abordado por dois homens em uma caminhonete branca. Após ser colocado no veículo, ele não foi mais visto.
A família registrou o boletim de ocorrência no dia seguinte ao desaparecimento e acompanhava com angústia as investigações.
A DHE reforça seu compromisso com o enfrentamento à criminalidade violenta e homicídios na região, destacando que o caso segue em investigação para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
Por Patos Online
Com informações da DHE
Mín. 20° Máx. 35°