O Flamengo fez o dever de casa e venceu a LDU por 2 a 0, nesta quinta-feira (15), no Maracanã, pela penúltima rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.
Léo Ortiz e Luiz Araújo anotaram os gols do Rubro-Negro, que segue vivo e dependendo só de si para se classificar às oitavas de final da competição.
Com o resultado, o time de Filipe Luís chegou aos 8 pontos e pulou para a 2ª colocação da chave, ultrapassando a equipe equatoriana no saldo de gols (dois contra um).
O Central Córdoba lidera com 11, enquanto o Táchira, já eliminado, continua zerado na lanterna.
Dessa forma, o grupo será definido na última rodada, marcada para o dia 28 de maio. O Flamengo precisa vencer o Táchira em casa, enquanto a LDU recebe o Córdoba.
Precisando vencer para se manter vivo na Libertadores, o Flamengo começou a partida com tudo e foi para cima em busca do resultado.
Com apenas 9 minutos de jogo, Léo Ortiz aproveitou a cobrança de escanteio de Luiz Araújo e abriu o placar para o Rubro-Negro.
Depois disso, o time carioca continuou pressionando, mas faltou capricho no último passe para ampliar o marcador.
Já a LDU apenas se fechou e teve uma única chegada, aos 36, quando Quiñónez tentou, Rossi defendeu, e Gruezo desperdiçou o rebote chutando para fora.
O Flamengo voltou pressionando para o 2º tempo, enquanto os equatorianos se fecharam.
Até que aos 8, após boa jogada de Alex Sandro, Luiz Araújo bateu de esquerda para ampliar a vantagem rubro-negra no Maracanã.
Após o segundo gol, o jogo esfriou. De um lado, o Fla diminuiu o ritmo. De outro, a LDU ainda tentou procurar espaços, mas sem sucesso.
No fim, o Rubro-Negro apenas administrou o placar para sair com os três pontos diante de sua torcida.
A vitória desta quinta deu ao Flamengo um conforto para a última rodada da fase classificatória, marcada para a última semana de maio. O time brasileiro recebe o Deportivo Táchira, lanterna sem nenhum ponto, enquanto a LDU enfrenta o Central Córdoba, líder da chave, com 11.
Para se classificar sem depender de nenhum resultado, basta ao Flamengo vencer o Táchira. Assim, sobe aos 11 pontos e garantirá no mínimo o segundo lugar do grupo, independentemente do que aconteça em Quito.
A disputa pela liderança da chave vai depender do saldo de gols. Por isso, quanto maior o placar contra o Táchira, maior a chance de ser o primeiro do grupo.
O Flamengo ainda tem a chance de passar de fase com um empate. Isso aconteceria em duas circunstâncias: vitória ou empate do Central Córdoba contra a LDU. Nos dois cenários, quem estaria eliminado é o time equatoriano.
Central Córdoba - 11 pontos
Flamengo - 8 pontos (saldo de gols: 2)
LDU - 8 pontos (saldo de gols: 1)
Deportivo Táchira - 0 pontos
Botafogo (C) - 17/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Botafogo-PB (C) - 21/05, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Palmeiras (F) - 25/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 22° Máx. 33°