Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Patos, realizada na última quinta-feira (9), a vereadora e médica Nadir Rodrigues (Republicanos) se emocionou ao defender a Lei Municipal nº 5.623/2021, que institui medidas provisórias de acolhimento para crianças e adolescentes no município. A parlamentar relatou sua experiência pessoal como mãe acolhedora, ao participar do Serviço de Família Acolhedora, e destacou a importância da legislação aprovada pela Casa.
“Quem ainda não conhece essa lei, procure conhecer. Uma lei aprovada por esta Casa e que tem contribuído muito com o acolhimento de crianças”, declarou a vereadora, visivelmente emocionada. Ela revelou que acolheu um bebê de um ano e quatro meses durante o período eleitoral de 2022. “Mesmo diante dos inúmeros compromissos de campanha, dissemos sim ao compromisso maior, que foi cuidar dele”, relatou.
Nadir afirmou que ser mãe acolhedora foi a realização de um sonho. “Esse é o meu primeiro ano como mãe e a emoção é indescritível. Há sete meses estou vivendo essa experiência como mãe acolhedora do nosso município. Confesso que foi uma das maiores realizações da minha vida: poder acolher uma criança que ficará conosco por 18 meses”, disse, com a voz embargada e lágrimas nos olhos.
A parlamentar também fez um apelo para que mais famílias se voluntariem no programa: “Precisamos de mais famílias. Nosso intuito é que tenhamos o menor número possível de crianças em instituições. Criança precisa de amor, de família e de viver memórias afetivas”.
Ao final de sua fala, Nadir parabenizou todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado neste sábado (11), e homenageou sua mãe, Dona Nazaré Rodrigues. “Meu grande exemplo de vida”, declarou.
O Serviço de Família Acolhedora é uma política pública de proteção social especial destinada a crianças e adolescentes que precisam ser temporariamente afastados do convívio com suas famílias de origem. O programa permite que esses menores sejam acolhidos por famílias voluntárias, oferecendo um ambiente sadio e afetuoso, no qual possam desenvolver vínculos, preservar sua individualidade e amenizar os efeitos do afastamento familiar.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo site A Fonte
Mín. 20° Máx. 37°