Sexta, 02 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Esportes Saudades

Morte de Ayrton Senna completa 31 anos nesta quinta-feira (1º)

Além da morte de Senna, o fim de semana do GP de San Marino, em 1994, foi marcado pelo acidente de Barrichello e morte de Ratzenberger

01/05/2025 às 15h31 Atualizada em 02/05/2025 às 00h13
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Dario Mitidieri/Getty Images
Foto: Dario Mitidieri/Getty Images

Em um 1º de maio como este, mas em 1994, o Brasil perdeu um de seus maiores ídolos do esporte. A bordo da Williams modelo FW 16, Ayrton Senna disputava o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, no circuito de Ímola, quando se chocou com uma barreira de concreto na curva Tamburello, a mais de 300 km/h.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Naquele momento, o mundo parou para assistir à morte de um ídolo do automobilismo. Mas, é preciso voltar um pouco no tempo, ainda naquele fim de semana, para entender a dimensão da tragédia. Na sexta-feira, 29 de abril de 1994, durante os treinos livres, outro brasileiro sofreu um grave acidente.

Então piloto da Jordan, Rubens Barrichello acabou errando uma curva. Ele tocou numa zebra e decolou em direção à barreira de proteção da pista antes de capotar. Por sorte, Rubinho teve apenas uma luxação na costela e uma pequena fratura no nariz.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Um dia antes de Senna, Ratzenberger sofreu acidente fatal

No sábado, dia 30 de abril de 1994, a primeira tragédia aconteceu. O austríaco Roland Ratzenberger perdeu a vida aos 33 anos em um acidente fatal que abalou o automobilismo na época, inclusive o próprio Ayrton Senna.

O piloto da Simtek estava em sua primeira temporada completa na Fórmula 1, realizando o sonho de correr na principal categoria do automobilismo. Mas um dano na asa dianteira do carro que pilotava ceifou sua vida.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Em uma reta de alta velocidade, a peça danificada se rompeu, Ratzenberger perdeu o controle do veículo a mais de 300 km/h e bateu de forma violenta no muro. Atendido pela equipe médica e levado ao hospital, o piloto teve sua morte confirmada ainda naquele dia, poucas horas depois do acidente.

Bandeira austríaca no carro de Senna

Diante deste cenário e do abalo emocional dos pilotos, principalmente de Senna, que era amigo de Barrichello e Ratzenberger, era esperado que a corrida fosse cancelada. Mas isso não ocorreu e o GP foi mantido.

Após o acidente de Senna, foi encontrada uma bandeira da Áustria no carro do tricampeão. Ele homenagearia Ratzenberger ao fim da corrida, o que nunca aconteceu. Com as fatalidades, a Fórmula 1 passou por mudanças significativas, como o aumento do cockpit e a instalação de estruturas para absorvição de impacto e ampliamento da área de escape.

Muitos dizem que aquele fim de semana em Ímola 1994 seria para esquecer. No entanto, os fatos ocorridos devem ser lembrados, principalmente para celebrar a trajetória de Ayrton Senna, do Brasil.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 35°

Sáb 36°C 18°C
Dom 36°C 20°C
Seg 36°C 22°C
Ter 35°C 20°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras