
O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) irá para a prisão domiciliar, decidiu nesta sexta-feira (11) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro, que é relator do caso, levou em consideração o deputado ser “portador de doença arterial coronariana crônica, com obstrução de duas artérias e implante de stents”, inclusive com um colocado recentemente, em janeiro.
Além disso, Chiquinho tem diabetes e hipertensão. Para o relator, se trata de uma situação “excepcional” para a “prisão domiciliar humanitária”.
Moraes, dessa forma, revogou a prisão preventiva e substituiu pela detenção domiciliar. Para isso, Brazão tem que seguir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e não utilizar redes sociais, inclusive de terceiros.
Além disso, o deputado está proibido de ter contato com demais envolvidos em seu caso e de conceder entrevistas. Ele também não poderá receber visitas, com exceção de advogados e dos irmãos, filhos e netos.
Moraes é relator da ação em que o deputado é réu acusado de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 ao lado do motorista Anderson Gomes.
O processo contra os acusados está em fase final de tramitação no STF e deverá ser pautado no segundo semestre deste ano.
Além de Chiquinho, são réus pelo caso o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, o delegado da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, o major Ronald Paulo Pereira, e o policial militar Robson Calixto Fonseca.
Já na Câmara dos Deputados, o processo de cassação do mandato de Chiquinho está há um ano em tramitação na Câmara. Preso desde março de 2024, o congressista segue recebendo salário mesmo afastado das atividades parlamentares.
Fonte: CNN Brasil
Carnaval 2026 TCU cobra da Casa Civil dados sobre dinheiro para estrutura mobilizada para Lula e Janja na Sapucaí
CPMI do INSS STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou CPMI do INSS
Misoginia Senado aprova projeto que equipara misoginia ao crime de racismo
Nova lei Lula sanciona lei que permite venda de medicamentos em farmácias em supermercados
Caso Master CPIs não conseguem localizar ex de Vorcaro convocada para depor
Falha no avião Avião com André Mendonça tem decolagem abortada após falha mecânica
DELAÇÃO Daniel Vorcaro é transferido para a Polícia Federal, em Brasília, em meio a tratativas de delação, diz coluna do Metrópoles.
CORRUPÇÃO Coluna afirma que Banco Master pagou R$ 11 milhões a empresa ligada à nora de Jaques Wagner (PT)
Taxa de juros Copom reduz Selic para 14,75% ao ano após quase dois anos sem cortes Mín. 22° Máx. 33°