Segunda, 29 de Abril de 2024
UNIFIP
Dra Felianne
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Política PEC das drogas

Senado Federal vota PEC das drogas nesta terça (16) com perspectiva contra a descriminalização, afirma Senador Efraim Filho

Efraim Filho assegura que apresentará seu parecer como na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde se posicionou a favor da proibição da posse e do porte de drogas.

16/04/2024 às 13h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patosonline, com ClickPB
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Senado Federal se prepara para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas nesta terça-feira (16), e o relator da PEC, o senador paraibano Efraim Filho, expressa confiança de que a maioria votará contra a descriminalização das drogas no Brasil.

Continua após a publicidade

Efraim Filho assegura que apresentará seu parecer como na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde se posicionou a favor da proibição da posse e do porte de drogas. Na CCJ, o parecer foi aprovado por ampla maioria, com 23 votos a favor e quatro contra.

“Encerrado o ciclo de debates, a votação deve iniciar já nesta terça-feira à tarde. O parecer é o mesmo da CCJ, que foi aprovado por uma ampla e sólida maioria de 23 a quatro, na CCJ. A gente espera que essa margem também se reflita no plenário do Senado Federal. Esperamos ultrapassar com uma larga margem, o quórum necessário para a aprovação da PEC e entendemos que será a resposta do Senado em sintonia com aquilo que pensa a sociedade. A sociedade é contrária a descriminalização das drogas, mostra uma aprovação de 70% da PEC contrária a descriminalização, então eu acredito que esse sentimento se refletirá no plenário do Senado”, destacou Efraim Filho.

O senador destaca que, após o encerramento dos debates, a votação está prevista para iniciar na tarde desta terça-feira. Ele espera que a margem de aprovação seja semelhante à da CCJ, refletindo a opinião da sociedade, que é majoritariamente contrária à descriminalização das drogas.

Continua após a publicidade

Efraim Filho enfatiza que seu posicionamento baseia-se na compreensão de que a descriminalização das drogas poderia aumentar o consumo, o que, por sua vez, levaria ao aumento da dependência química. Ele ressalta os danos sociais causados pela dependência, como violência doméstica e crimes para financiar o vício.

“Se você descriminalizar as drogas é natural que haverá um aumento do consumo. O aumento do consumo fará explodir a dependência e a dependência química é um mal no seio da família brasileira. Só a família que tem um dependente químico e que convive, sabe o quão nocivo e desestruturante para a relação familiar é aquele ambiente. São inegáveis, todos nós conhecemos testemunhos da violência doméstica, casos de roubo e de furto dentro da própria família para pode financiar a aquisição da droga. Então, para a família, nada de útil traz a descriminalização das drogas”, falou.

A PEC das Drogas propõe criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins, independentemente da quantidade, sem autorização legal ou em desacordo com regulamentações.

O texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário do Senado, e espera-se que o segundo turno ocorra entre o final de abril e o início de maio. A aprovação no plenário requer votos favoráveis de dois terços dos 81 senadores, ou seja, 49 votos em dois turnos.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que ainda não há uma decisão definida sobre a orientação da base governista na votação.

Por Patosonline.com
Com ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 33°

Ter 34°C 20°C
Qua 31°C 21°C
Qui 33°C 23°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras