Segunda, 29 de Abril de 2024
Dra Felianne
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Gerais Sem trabalho

Sem oportunidades, sertanejos procuram trabalho de cortar cana em outros estados

Mais de 200 cortadores de cana partiram de Conceição, São José de Piranhas e Monte Horebe para a Bahia

15/04/2024 às 06h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline, com Radar Sertanejo
Compartilhe:
Foto - Radar Sertanejo
Foto - Radar Sertanejo
O processo migratório secular que coloca o Sertão nordestino na rota do êxodo continua nos dias atuais, quando centenas de homens viajam para outras regiões do Brasil em busca de trabalho.
Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, pelo menos 200 cortadores de cana saíram das cidades de São José de Piranhas, Monte Horebe e Conceição, no Alto Sertão da Paraíba, com destino ao sul do estado da Bahia, região que fica próximo à cidade de Porto Seguro. Lá, eles permanecerão por cerca de oito meses e retornarão para sua terra natal no fim do ano.
Ainda na semana passada, outros dois ônibus com cortadores de cana também saíram da região de São José de Piranhas e do Barro-CE, para o interior de São Paulo.
Apesar de saber que é uma oportunidade de faturar um dinheiro que por aqui dificilmente conseguiria faturar, é sempre um momento doloroso deixar para trás familiares, esposa, filhos, pais, amigos e sua vida social em busca de trabalho.

Longe de sua terra, os cortadores de cana enfrentam uma jornada exaustiva de cerca de 9 horas de trabalho puxado que só depende deles para conseguir um faturamento maior no fim do mês e, como faz a grande parte deles, mandar um dinheirinho para os que ficaram por aqui. Apesar da dura jornada na lavoura da cana, para eles, vale a pena todo esforço. Uma ação que se repete a cada ano.

Continua após a publicidade

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Ter 34°C 20°C
Qua 31°C 21°C
Qui 33°C 23°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras