No Sertão: Açude corre risco de se romper após registro de grande chuva



Um alerta de possível rompimento da parede do Açude Dois Irmãos, considerado um dos maiores reservatórios hídricos do município de São José de Caiana (PB), deixou toda a população local e da cidade de Itaporanga preocupada neste domingo (14).

De acordo com o Prefeito Manoel Moleque, o manancial que fica no Sítio Deserto, área rural de São José de Caiana, teve parte de sua parede comprometida após o registro de quase 200 milímetros de chuva da madrugada do sábado para o domingo. Segundo ele, o problema vem desde a construção da parede do açude e agora se agrava com o período chuvoso. “O açude encheu em questão de horas”, comentou.

Preocupado com a situação, mesmo com problemas de saúde, o prefeito que é operador de máquinas, resolveu abrir um novo sangradouro no açude para dar vazão ao volume de água que foi recebido neste domingo. “Utilizamos duas máquinas retroescavadeiras, e contamos com a ajuda de dezenas de voluntários para que pudéssemos minimizar os riscos de rompimento deste açude”, comentou Manoel.

Em eventual rompimento, a água poderia alagar além de áreas rurais, a própria zona urbana da cidade de Itaporanga.   

Em 2017, esse mesmo açude passou por problemas similares. Segundo Manoel Moleque, com a última reforma, o sangrador teria ficado alto, a ponto de a água chegar a banhar a parede de contenção antes mesmo de começar o sangrar.

Fonte Diamante Online