Nadir apresenta Voto de Aplauso pelo centenário de Maria Esther Sátyro Fernandes, primeira vereadora de Patos



A vereadora Nadir Rodrigues apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal, um Voto de Aplauso pelo centenário de Maria Esther Sátyro Fernandes, primeira vereadora da cidade de Patos.

Nascida em 16 de agosto de 1919, na cidade de Teixeira, Maria Esther iniciou os estudos em Patos e concluiu em Fortaleza, e após formada, retornou à cidade nomeada professora do Grupo Escolar Rio Branco, onde pouco depois passou a ocupar o cargo de diretora naquela instituição de ensino, além de administrar importantes funções em vários estabelecimentos de ensino da cidade.

Dedicada a educação e bastante querida em Patos, Maria Esther candidatou-se à vereadora em 1955, sendo a primeira mulher a pleitear um cargo como parlamentar na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

Segundo Nadir, Maria Esther é merecedora de todas as homenagens, já que enquanto vereadora, apresentou importantes projetos e fez uma legislatura bastante atuante, tanto que foi detentora de várias comendas e homenagens.

A biblioteca da Fundação Ernane Sátyro leva o nome de Maria Esther Sátyro Fernandes, em reconhecimento aos serviços prestados a educação e como cidadã. Além disso, a primeira vereadora do município tem uma rua que leva o seu nome.

Maria Esther foi fundadora do Instituto Dom Mata, estabelecimento de ensino primário responsável pela educação de centenas de jovens, que hoje exercem atividades profissionais de destaque, como advogados, promotores, juízes, funcionários públicos, entre outros.

Ainda conforme Nadir, uma comenda será criada para homenagear a ex-vereadora “Iremos criar a comenda vereadora Maria Esther Sátyro Fernandes.

Após se aposentar, Maria Esther foi morar em João Pessoa, onde faleceu em 15 de maio de 2005.

Assessoria