Politica

Nabor Wanderley quer gratuidade nos transportes intermunicipais aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas

ÓTICAS GUIMARÃES

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), apresentou um indicativo na Assembleia Legislativa da Paraíba para que o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, conceda gratuidade nos transportes coletivos intermunicipais do Estado da Paraíba aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas, de natureza física, sensorial e neurológica, e ao acompanhante.

A garantia da gratuidade será dada mediante certificação do Código Internacional da Doença – CID, utilizados pelos profissionais da medicina, como nos casos de AIDS, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, osteíte deformante, doença de Parkinson, esclerose múltipla, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística, hanseníase, nefropatia grave, hepatopatia grave, neoplasia maligna.

Segundo Nabor Wanderley, é necessária essa gratuidade já que as pessoas portadoras de doenças crônicas ou degenerativas precisam de intenso tratamento e acompanhamento médico continuado que é oferecido muitas vezes por unidades de saúde especializadas que, pela localização, exigem grande deslocamento dos pacientes que podem está acompanhados ou não, dependendo do quadro clínico diagnosticado.

“Esse deslocamento representa um custo financeiro para uma parcela desse contingente, tornando o tratamento inviável. Outro ponto é a necessidade do acompanhante devido à fragilidade do paciente, o que agrava ainda mais a situação financeira”, disse.

 

Assessoria

Botão Voltar ao topo