Gerais

Na Paraíba: cidade fica sem energia após transformador ser atingido por balões durante inauguração de decoração natalina. VÍDEO

Balões soltos por atores que encenavam a peça 'Natal Iluminado', para celebrar a chegada da iluminação natalina, atingiram rede elétrica. Evento aconteceu normalmente após interrupção por cerca de uma hora.

ÓTICAS GUIMARÃES

Um evento pensado para celebrar a chegada da iluminação natalina na cidade de Serraria, no Brejo paraibano, acabou com um apagão após dois fusíveis de um transformador serem ativados quando o equipamento foi atingido por balões lançados pela própria equipe que realizava o evento, na noite do sábado (3). Um vídeo filmado por uma moradora da cidade mostra o incidente, que viralizou nas redes sociais.

De acordo com a prefeitura de Serraria, esta foi a primeira vez que o evento Natal Iluminado foi realizado na cidade, na Praça Antônio Bento, no Centro do município. O nome do evento é o mesmo de uma peça teatral, montada pela companhia Camucá, e que tem como pano de fundo os desejos das crianças para o Natal, enviados para Papai Noel por meio de cartas.

Evento Natal Iluminado aconteceu na cidade de Serraria, no Brejo paraibano — Foto: Petrônio Matheus/Divulgação/Prefeitura de Serraria

“Entre os pedidos de brinquedos, a carta da criança Kettlyn, que pede um presente não só para ela, mas para todos os moradores de sua cidade, um lindo show de luzes de Natal. Para realizar o pedido, o Papai Noel conta com a ajuda dos mestres da luz: o sábio guardião das lâmpadas, o poético senhor das velas, a sacerdotisa da luz com a lua e a sacerdotisa da luz com o sol, que com seus poderes e a ajuda do público começam então a acender velas, lâmpadas, estrelas e a cidade por inteiro”, diz a sinopse do espetáculo, postada pela prefeitura nas redes sociais.

A peça foi apresentada quase por inteiro, com as luzes da cidade sendo acesas, porém, perto do fim do espetáculo, durante um ato em que balões são soltos pelos atores, parte dos balões atingem um transformador, ativando duas chaves-fusível, conhecidas como “canela”, que ao detectarem um curto-circuito ou sobrecarga de energia na rede, desligam o fornecimento elétrico.

“Já no final, eles soltaram alguns balões que entraram em contato com a fiação que acabou ‘explodindo’ e deixou uma parte da cidade sem energia. Na hora ficou escuro, as pessoas tiveram um susto, os pais ficaram preocupados com as crianças, mas graças a Deus ninguém se machucou. Ficamos quase uma hora sem energia, e foi nessa hora que postei o vídeo, que achei engraçado”, disse a estudante de direito Hyara Freire, de 22 anos, que postou o vídeo que viralizou nas redes sociais.

A jovem explica que em menos de 24 horas o vídeo atingiu cinco milhões de visualizações no TikTok, e que desde então passou a receber algumas mensagens de ódio de pessoas ligadas a grupos políticos. “Eu repudio totalmente este ódio gratuito, foi um vídeo que viralizou sem maldade, mas eu desejo a todos um 2023 com muita luz para todos”, completou.

Evento ‘Natal Iluminado’ voltou a acontecer normalmente após energia elétrica ser restabelecida em Serraria, PB — Foto: Petrônio Matheus/Divulgação/Prefeitura de Serraria

Segundo a secretária de turismo da cidade de Serraria, Chaline Carvalho, o incidente aconteceu apenas no final da apresentação, e não chegou a comprometer o restante do evento, já que assim que aconteceu, o órgão acionou a Energisa Borborema, concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento no município, que relacionou os dispositivos de segurança e restabeleceu a distribuição de energia.

“Dos males foi o menor. Ninguém foi atingido, ninguém ficou machucado com nada e deu tudo certo. A apresentação acabou acontecendo por completo, foi belíssima, maravilhosa, com tudo na paz. Essas coisas acontecem. Foram apenas poucos minutos sem energia”, completou Chaline.

Fonte: g1 PB


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo