Regional

Municípios do Sertão são maioria com bandeira laranja em nova avaliação do Governo do Estado para covid-19

O Governo da Paraíba divulgou, nesse sábado (17), a avaliação mais recente do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia da Covid-19 no Estado. A nova classificação das bandeiras, que norteiam as medidas preventivas para impedir o aumento no número de casos do vírus, passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (19).

Os municípios do Sertão são maioria entre os que estão classificados com bandeira vermelha: Igaracy, Riacho dos Cavalos, Cachoeira dos Índios, Lagoa, Mato Grosso, Olho D’Água, Princesa Isabel, Quixaba, Vista Serrana, Emas, São Francisco, São José do Bonfim e Uiraúna.

Apesar do dado alarmante na região do Sertão, a avaliação evidencia também o dobro de municípios em bandeira verde desde o último estudo, passando de 13 para 26 municípios com menores restrições. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (mortes), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

A 10ª avaliação destaca que municípios classificados em bandeira amarela na 9ª avaliação permaneceram nesta condição representando 81% dos municípios paraibanos. Constatou-se ainda transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo seis municípios da bandeira verde para a bandeira amarela.

Nesta avaliação foram registradas também 25 transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação elevada para 11% dos municípios paraibanos. Não houve transição da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação reduzida para 8% dos municípios paraibanos. Ao todo, 13 municípios paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela.

SES

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close