Regional

Município de Santa Terezinha-PB sai da bandeira vermelha da Covid-19

ÓTICAS GUIMARÃES

O município de Santa Terezinha-PB, que fica localizada na região metropolitana de Patos, saiu da posição incomoda da bandeira vermelha, de acordo com a 24ª avaliação do Plano Novo Normal na Paraíba, em relação à Covid-19.

A nova classificação vai ser divulgada nesta segunda-feira (3). Contudo já certo que nenhum município está na bandeira vermelha.

A 24ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba aponta que 100% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira amarela (94%) e bandeira laranja (6%), voltando a não haver municípios em bandeira vermelha no estado – situação observada anteriormente apenas na 18ª avaliação, em fevereiro. Na 24ª avaliação pode-se, também, observar que a bandeira verde não foi atribuída a nenhum dos municípios paraibanos, como ocorreu nas 2ª, 20ª, 21ª, 22ª e 23ª avaliações. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar a partir desta segunda-feira (03).

De acordo com a Nota Técnica, o período entre a 22ª e 24ª avaliações marca uma importante transição de bandeiras, delimitada, em especial, pelas tendências de redução das médias móveis da taxa de transmissibilidade (refetivo) do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos em todo estado da Paraíba. Importante destacar, também, as cinco transições de municípios paraibanos da bandeira vermelha para a bandeira laranja e que, entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, dois, que anteriormente estavam em bandeira laranja, transitaram para bandeira amarela.

“Cabe sempre ressaltar que as transições para bandeiras de menor risco, como a bandeira amarela, devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, com vistas a que sigam sendo aperfeiçoadas as medidas de proteção sanitária dedicadas a frenar o crescimento de número de casos, internações hospitalares e óbitos pela Covid-19”, informou o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.

Blog do Jordan Bezerra com Portal Correio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo