• Dra Milena
Regional

Município de Princesa Isabel ganha Memorial com resgate histórico de momentos importantes da política

ÓTICAS GUIMARÃES

Será inaugurado neste sábado (20), no município de Princesa Isabel, Sertão da Paraíba o Memorial Pereira Lima. O espaço idealizado por José Pereira Lima Neto conta as histórias do Coronel José Pereira e do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima, com recortes importantes da vida de ambos. Além de resgatar a história de dois homens públicos que marcaram os destinos políticos da Paraíba, o Memorial vai fortalece o turismo da cidade.

O novo espaço histórico guarda os restos mortais do ex-deputado Aloysio Pereira, da sua esposa Denise Carneiro, e da filha Simone Pereira.
Um dos homenageados, o Coronel José Pereira Lima (Cel. Zé Pereira), nasceu na antiga ‘Vila de Princesa’, atual Princesa Isabel-PB em 04 de dezembro de 1884 e faleceu no Recife, capital pernambucana em 13 de novembro de 1949. Filho do Tenente-Coronel Marcolino Pereira Lima e de Águida Maria de Andrade Lima.

Aos 13 anos (1898), juntamente aos irmãos Manoel Carlos e Antônio Pereira, foi estudar no Colégio Diocesano da Paraíba onde fez o Curso de Primeiras Letras e Preparatório concluído em 1902.

Em 1903, fez o vestibular e foi aprovado para a Faculdade de Direito do Recife. Interrompeu os estudos em 1905 quando cursava o terceiro ano do curso devido ao falecimento de seu pai Marcolino Pereira. Em acordo com os irmãos e demais familiares, assumiu a chefia da família e da política princesense. Assumiu então em acordo conjunto a seu cunhado Marçal Florentino (que mais tarde viria a ser também seu sogro) a chefia da política local.

Já o ex-deputado Aloysio Pereira Lima, nascido em Princesa Isabel em 23 de fevereiro de 1923, é filho do Cel. Zé Pereira e de dona Alexandrina Pereira Lima. Médico formado em 1948 pela UFPE, exerceu o mandato de Deputado Estadual por 6 legislaturas e foi Secretário Estadual da Saúde no Governo Burity (1979).

Diário do Sertão


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo