Locais

Município de Patos realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

ÓTICAS GUIMARÃES

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos, realizou nos dias 09 e 10, no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento foi o primeiro pós-pandemia e teve como finalidade de discutir as políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente. Este ano, abordou o tema: “Situação dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes em tempo de Pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Um dos objetivos foi levantar propostas para serem encaminhadas à conferência estadual.

Dentro da programação foram realizadas palestras, discussão dos eixos, criação de convênios, elaboração de atividades e apresentações culturais das crianças e adolescentes que participaram da conferência.

A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou o momento que reuniu diversas pessoas com um único objetivo de discutir propostas, ações e assim, possa mostrar às crianças e aos adolescentes o que é de fato direito delas.

Agnaldo Garcia, um dos palestrantes, falou da importância de trazer para o debate as consequências vindas com a pandemia e os desafios que a gestão pública enfrenta para colocar em prática as políticas públicas de melhorias para as crianças e adolescentes.

O vice-presidente do CMDCA Patos, Samyr Xavier, fez uma avaliação positiva do evento que contou com a presença de diversas crianças e adolescentes da Rede Pública de Ensino e Privada que juntos debateram propostas para a construção de novas políticas públicas que deem uma melhor qualidade de vida para os jovens.

Foram apresentadas questões de 5 eixos diferentes às entidades e instituições do município que trabalham esse grupo (criança/adolescente) as quais trouxeram as respostas no evento e apresentaram suas propostas baseadas no eixo que lhe fora outorgado.

A conferência ainda contou com as presenças dos palestrantes José ribeiro e Dhebson Murilo. Também estiveram presentes representantes, tanto usuários quanto profissionais da assistência social, Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, representantes do poder público, ONG’s, escolas públicas e privadas e entidades da sociedade civil.

Helena Wanderley – secretária de Desenvolvimento Social
Arnaldo Garcia – palestrante
Samyr Xavier – vice-presidente do CMDCA

Por Coordecom


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo