• Dra Milena
Locais

Morador denuncia atraso na entrega de resultados dos testes de COVID-19 em Patos; prefeitura explica

A prefeitura disse que os testes são coletados em Patos, mas são encaminhados para o Laboratório Central, em João Pessoa

ÓTICAS GUIMARÃES

O morador Alírio, de Santa Gertrudes, procurou a reportagem do Patosonline.com para denunciar atrasos na entrega dos resultados de exames da COVID-19 em Patos. De acordo com Alírio, fez o teste há 12 dias, mas quando chega para receber o resultado, as atendentes afirmam que não chegou ainda e pede para voltar no dia seguinte.

O morador disse ainda que é pior sair de casa para ir à Central da COVID, pois sempre que chegar ao local há muitas pessoas esperando, o que oferece mais risco à população. Ele denunciou que há grande aglomeração na própria sede da Covid municipal.

“Há dez dias eu fui ao médico Dr. Eduardo, aqui no posto de saúde em Santa Gertrudes, e já estando com os sintomas, ele solicitou que a gente fosse fazer os testes de covid em Patos. Chegando lá, fizemos os testes e eles disseram que com cinco dias úteis voltasse para pegar os resultados. Já voltei quatro vezes lá e não afirmam que não chegou o meu resultado. O que se sabe é que eles não estão entregando os resultados dos testes das pessoas. Fazem o exame, mas não dão o resultado. Estamos aqui isolados em casa, sem saber se estamos com Covid, esperando passar 14 dias. A gente vai na Central de Covid fazer um teste e termina é pegando o vírus, porque a quantidade de pessoas que tem todo dia não é brincadeira; é muita gente num lugar só”, denunciou Alírio.

Ele disse ainda que não é lógico a prefeitura pedir que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações, e segurar o resultado da covid, pedindo que os pacientes voltem no dia seguinte, promovendo o encontro de pessoas em um único lugar.

“Eu acho que eles estão fazendo a coisa errada, porque se eles realmente querem que as pessoas fiquem em casa, porque não entregam logo os resultados? Temos que ir lá várias vezes para receber. Se meu teste der positivo, há o risco de pessoas terem sido contaminadas. Nós estamos isolados, por causa de um teste que não sai. Não tem lógica reter esses exames. Sinceramente, eu não vou mais, estão nos fazendo de bobo”, reclamou Alírio.

A reportagem procurou uma explicação da prefeitura. A resposta foi que os testes são coletados em Patos, mas são encaminhados para o Laboratório Central, em João Pessoa, e, segundo a prefeitura, o LACEN está colapsado, sem conseguir entregar todos os resultados de testes realizados, por isso o atraso na entrega. Ainda segundo a prefeitura, o LACEN pediu uma pausa na realização das coletas, pois não está conseguindo entregar os resultados já coletados anteriormente. A prefeitura disse que tem testes disponíveis, mas não adianta fazer, pois o laboratório não vai entregar o resultado em tempo hábil.

Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo