Ministério da Saúde autoriza 33 leitos de UTI Covid-19 na PB. Hospital de Patos é contemplado



O Ministério da Saúde autorizou, na última sexta-feira (19), a instalação de mais 33 leitos de terapia intensiva para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 na Paraíba.

De acordo com a Portaria nº 501/2021, a medida contempla os hospitais situados em João Pessoa, Santa Rita, Patos e Cajazeiras. São eles:

Prontovida

Complexo de Doenças Infecto contagiosas Clementino Fraga

Maternidade Frei Damião

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro

Hospital Regional de Cajazeiras

Mensalmente, as unidades vão receber recursos financeiros do Governo Federal. No total, serão R$ 1,5 milhão. O apoio tem caráter excepcional e temporário.

De acordo com o Ministério da Saúde, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 foi feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Além dos hospitais na Paraíba, foram contempladas unidades do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Portal Correio