Locais

Meteorologista faz previsão de chuvas fortes para Patos e faz recomendações diante de tempestades com raios e trovões. OUÇA

ÓTICAS GUIMARÃES

O meteorologista Mário Leitão falou para a reportagem da Rádio Espinharas de Patos, e na oportunidade comentou sobre as previsões de chuvas para a região do Sertão, e ainda fez recomendações para que as pessoas evitem problemas com as tempestades que estão previstas para ocorrerem, principalmente quando existe a incidência de raios e trovões.

“Até o final do mês de março nós deveremos ter, segundo as previsões, vários dias com ocorrências de chuvas, que a gente chama de tempestade, as quais devem ocorrer em maioria no período da tarde, que é um horário onde muita gente tá em movimentação. Então a gente chama a atenção, e não só para quem é da cidade, mas também para quem é do campo. Ou seja, na ocorrência de raios e descargas elétricas, que as pessoas evitem se abrigar embaixo de árvores e plantas, pois o raio vai procurar o ponto mais alto para descarregar a energia direto para a terra”, alertou o meteorologista.

Portanto, Mário Leitão recomendou que, se estiver num local aberto, a exemplo de um campo de futebol ou uma estrada, a recomendação do meteorologista é para que a pessoa procure um local seguro, mas nunca embaixo de árvores.

Também alertou que diante de fortes tempestades com raios e trovões, as pessoas devem evitar trafegar de moto, bicicleta ou em cima de animais, pois acabam também sendo o ponto mais alto que consequentemente pode atrair um raio que precisa descarregar a energia para a terra.

E citou que o local mais seguro dentre os citados ainda é o interior de um carro, tendo em vista que ao receber a carga elétrica, a mesma circula o carro e desce pra terra. Porém, se a pessoa tiver no carro, mas com os pés do chão, o perigo de tomar a descarga elétrica é real.

Mário Leitão também garantiu que, em caso de tempestades com raios e trovões, as pessoas podem atender telefone celular normalmente, mas nunca se o celular tiver carregando na tomada.

Sobre atender telefone fixo, ele recomenda que é perigoso em razão do mesmo estar ligado diretamente na corrente elétrica.

Outra coisa perigosa e também não recomendada por Mário Leitão, é a pessoa subir em cima de uma casa para ajeitar alguma goteira ou coisa parecida. Pois acaba se tornando o ponto mais alto da casa e assim acaba atraindo os raios.

Mário Leitão – Áudio: Rádio Espinharas FM

Matéria por Patosonline.com
Com informações de Mário Leitão (meteorologista)


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo