• Dra Milena
Politica

Malta 68 anos: Prefeitura realizou eventos culturais em comemoração ao aniversário da cidade

ÓTICAS GUIMARÃES

A programação em alusão começou no dia 23 de dezembro e foi até o dia 27 de dezembro. Durante esses dias aconteceram diversos momentos entre eles: Sessão Solene, eventos culturais e apresentações musicais que marcaram o aniversário da cidade. 

No dia (23), a Câmara Municipal de Malta realizou uma Sessão Solene em Praça Pública para entrega de Títulos de Cidadão Maltense, receberam a honraria o Dr. Cristian Gonçalves Nogueira, Ridaildo Gomes Wanderley, Pedro Henrique Tigre, Dr. Edmundo de Melo Xavier Neto, Yruama Alves da Costa, Jamerson Ferreira de Almeida, Francisco Ferreira de Lucena e Francisco dos Santos Guedes. Também foi entregue a Primeira Comenda Padre Acácio Cartaxo Rolim para Naedy Bastos de Lucena e para Maria Luisa de Araújo Marques, ambos são entregues como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

A solenidade teve início com a composição da mesa, seguida por uma apresentação da Banda de Fanfarra formada por alunos da Rede Municipal de Ensino, no decorrer da sessão um momento marcante e emocionante: coordenada pelo músico Valdemir Saraiva, a banda de flautas também composta por alunos da Rede Municipal encantaram à todos tocando músicas tradicionais como: Parabéns pra você, Asa Branca, Ciranda Cirandinha entre outras. A Secretaria de Educação organizou esse momento lindo apresentado pelos alunos.

Ao final da sessão foi apresentado um vídeo referente ao excelente trabalho realizado pela gestão do Prefeito Igor Rosa, que esteve presente e frisou a importância de continuar trabalhando para fazer Malta cada vez melhor.

Além do Gestor Municipal estiveram presentes na cerimônia os vereadores: Luiz do Padre, Milena fontes, Eliene Almeida, Luizinho de Zé Dantas, Raquel Medeiros, Lúcio Gás, Luciano, Maurissim e Nivailda. O ex-prefeito de Malta, Nael Rosa; o Vice-Prefeito Filó Salviano; a Secretária de Assistência Social, Ana Peixoto; a de Saúde, Eriane Peixoto; a de Educação, Adalmira Marques; o de Esportes, Cultura e Turismo, Joselito Bandeira; o de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Hildo Monteiro; o Secretário de Finanças, Naedy Bastos; o de Administração, Diafrânio Fontes; o de Infraestutura, Lucivaldo Carneiro e outras autoridades.

No último domingo, (26), Malta completou 68 Anos de Emancipação Política e como celebração tradicional às 08h da manhã aconteceu uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa da Conceição, foi um momento de fé e devoção. Já na parte da noite, precisamente às 19h, a Equipe de Comunicação da Prefeitura (Ascom Malta) exibiu o Documentário: Malta Nossa Gente Nossa História, que conta um pouco da história da cidade. 

O documentário está disponível no Youtube:

E finalizando, na tarde de ontem, (27), aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação a apresentação dos trabalhos do Projeto: Malta – A Nossa História. Os alunos do grupo de flautas mais uma vez deram um show em sua apresentação e foram extremamente aplaudidos e elogiados.

O evento também contou com poesia e homenagens aos filhos de Malta: Abdias de Sousa, Dr. Narciso Marques, Amanda de Medeiros, Rosa Jamylle, Rosa Branca, Francisco Marques de Sousa, Os alunos (Vítor Hugo, Maria Helloyse, Pedro Wagner, Maria Allycia, Fernanda Fernandes) recitaram estrofes do poema compartilhado, intitulado “Contando Malta”, organizado pela Professora: Anikerly Rachel.

Na ocasião foi apresentado o projeto “Malta, conta sua história em versos” que trouxe ao público uma seleção de estrofes em versos e rimas feitos por alunos da Escola Boileau Dantas Wanderley, como incentivo à leitura e produção textual, como também de forma dinâmica homenageia nossa querida cidade de Malta, as Professoras Responsáveis: Socorro Sousa e Anikerly Rachel e a Direção Escolar: Emídio, Hozana e Rozamaria. Já as alunas do 8° ano, Alicia Maria Alves de Lima e Maria Emilly da Silva, apresentaram os resultados de suas pesquisas sobre o passado de Malta – especificamente a respeito da educação maltense e as dificuldades enfrentadas e superadas – realizadas na disciplina de História, ministrada pelo professor Teófilo de Oliveira.

A Secretária de Educação, Adalmira Marques agradeceu o apoio da gestão municipal na realização do evento: “Obrigado pelo apoio, por acreditar nos nossos projetos e incentivar à Cultura. Sabemos que investir em educação é fundamental e projetos assim são reflexos de um trabalho pensado e voltado para todos os cidadãos, em especial para o futuro da nação: nossas crianças”, disse a Secretária.

O Prefeito Igor Rosa esteve presente e destacou a importância das atividades culturais: “nós sempre pensamos no futuro e atividades culturais são ferramentas de transformação, queremos que todos tenham uma excelente formação de cidadania, estou extremamente orgulhoso de ver que o trabalho está dando resultados positivos e já começamos a colher os frutos”, frisou Igor Rosa.

A agenda de comemorações deu-se por encerrada e prezamos para que no próximo ano, se tudo correr bem, possamos celebrar esta data especial com uma grande festa em praça pública.

Nossa marca é o trabalho!


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo