Mãe d’Água realiza 155 testes rápidos e número de casos confirmados chega a 09



A Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Saúde, nestes dias 03 e 04 de junho, intensificou o trabalho de realização dos testes rápidos para COVID-19, a partir da realização dos exames nos profissionais que estão atuando na linhas de frente das ações de Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus.

Com a atuação nas últimas 48 horas, o município alcançou a marca dos 155 testes rápidos realizados e o número de pessoas confirmadas com a doença passou de três registrados no Boletim Epidemiológico divulgado na tarde da última terça-feira (02), para 09 pessoas confirmadas com a doença, nesta sexta-feira, 05/06.

A Secretaria Municipal de Saúde testou todos os seus servidores e também os servidores das Secretarias de Assistência Social e Infraestrutura, além de outros setores que colocaram trabalhadores a disposição das frentes de combate ao Novo Coronavírus.

Paralela à testagem em massa dos servidores da Saúde e demais profissionais, a Gestão manteve o atendimento à população, também realizando os testes em todos os munícipes cujas prescrições foram encaminhadas pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família.

A secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serrano Paiva, falou a respeito do trabalho realizado, bem como das demais ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde junto a população.

“Com o apoio total da Gestão, a quem agradeço em nome do prefeito Francisco Cirino, que não tem medido esforços para atender nossas solicitações, a Secretaria de Saúde de Mãe d’Água, por meio da Vigilância em Saúde, equipe do Laboratório Municipal, Estratégia de Saúde da Família, entre outros, vem realizando um trabalho intenso tanto no sentido de aplicar ações de desinfecção nos ambientes públicos e privados, na distribuição de máscaras, assim como na promoção de ações educativas e a realização dos testes rápidos, o que conseguiu mobilizar e sensibilizar boa parte da população para os cuidados que precisam ter. Mesmo assim, ainda temos resistência por parte de muitos e o surgimento dos novos casos nos coloca em estado quanto a necessidade de que as medidas restritivas sejam atendidas com maior rigor por toda comunidade”, externou Sandra de Lourdes.

A secretária observou que ainda é possível observar muitos pontos de aglomeração de pessoas, quer seja por ser nas ruas, ou pelas informações que são repassadas através de aplicativos de comunicação, onde são deixados relatos de eventos privados e comemorações que não poderiam estar acontecendo.

“É preciso que a população tenha consciência e abrace o isolamento social, o distanciamento social e a utilização da máscara e das demais medidas preventivas como rotina, pois, sem esses cuidados, todos ficam mais expostos e, consequentemente, os números irão crescer ainda mais”, concluiu.

Cledilma Cordeiro

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água