Mãe d’Água encerra atividades do Outubro Rosa com atendimento ginecológico na Secretaria de Saúde



Durante todo o mês de outubro, quando habitualmente é realizada a Campanha Outubro Rosa, que visa mobilizar a sociedade e chamar a atenção de todas as mulheres para a importância da prevenção primária e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria de Saúde de Mãe d’Água, com o apoio da Prefeitura Municipal, desenvolveram ações ofertaram diversos atendimentos voltados à Saúde da Mulher.

Dentre estas ações e propostas da Campanha, a secretária Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira e sua equipe se empenharam para viabilizar o atendimento à mulher desde a coleta de material para realização do exame preventivo ginecológico, consultas com ginecologista e a realização da mamografia.

De acordo com informações da Coordenação de Atenção Básica, o Município, através das Unidades Básicas de Saúde, bem como de parcerias com órgãos e especialistas da área, conseguiu levar o atendimento a um número significativo de mulheres.

“Através de nossas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, bem como do NASF e das parcerias que a Secretaria de Saúde firmou, desenvolvemos algumas atividades voltadas especificamente ao público feminino, onde contamos com a realização de aproximadamente 200 exames citológicos, 60 mamografias e 50 consultas ginecológicas, estas últimas, realizadas no próprio município. E dentro das ações do NASF, nossos profissionais desenvolveram rodas de conversa, palestras e atendimentos voltados somente para este público”, listou Everton Cirino, coordenador de Atenção Básica.

O atendimento ginecológico no próprio município, citado pelo coordenador, se deu a partir de parceria firmada com o médico George Abílio Diniz, que veio ao município e realizou o atendimento dos casos com encaminhamento por parte das UBS’s, alcançando toda a demanda do período.

As consultas aconteceram na sede da Secretaria de Saúde, onde é mantida a estrutura da antiga maternidade e que conta com mesa e iluminação que possibilitam a realização do exame ginecológico e o atendimento com maior conforto e comodidade para médico e paciente.

A secretária Sandra de Lourdes também falou sobre as ações do outubro Rosa e acrescentou algumas informações a respeito das primeiras atividades da Campanha Novembro Azul, agora, com foco à ampliação das ações de Saúde do Homem.

“Sou muito grata por todo o trabalho que a minha equipe vem desenvolvendo, assim como pela parceria da Gestão, que tem nos apoiado em todas as inciativas. Mais uma vez, tivemos a oportunidade e a disponibilidade de todos em realizar o máximo possível de atendimentos e de conscientização das nossas mulheres, pois, a elevação do nível de consciência sobre a importância da prevenção é um passo importante para que elas busquem se cuidar mais e realizar todos os exames necessários.

A Campanha acabou, mas as ações são permanentes. Agora, no entanto, concentraremos um esforço maior nas atividades do Novembro Azul, onde já iniciamos os atendimentos aos encaminhamentos para realização dos testes de PSA e também faremos um dia de atendimento com médico especialista, palestras e mobilizações para chamar a atenção de todos para o cuidado que também devem manter com a saúde”, concluiu a secretária.

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água

error0
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com