• Dra Milena
Politica

Lenildo Morais apresenta pré-candidatura comprometida com a agenda antirracista, na Paraíba

ÓTICAS GUIMARÃES

Nesta segunda-feira (04), em uma iniciativa urgente, o pré candidato a deputado federal, Lenildo Morais (PT), lança ação estadual de campanha contra o racismo, em toda Paraíba.

“É inadmissível que a discriminação racial, o racismo, ainda seja praticado em nosso País por uma elite branca que insiste em descriminar as pessoa”, declara.

Com projetos voltados para a população em situação de vulnerabilidade, o ex prefeito e pré candidato lembra que a maioria da população brasileira é negra e faz apelo para que denuncie qualquer ato racista.

“A maioria da população brasileira é negra. a maioria da população brasileira é periférica, portando, denuncie. Procure o ministério público e denuncie aqueles que praticam racismo em nosso País”, concluiu.

*Candidaturas e Políticas Públicas pelos direitos do povo preto *

O Partido dos Trabalhadores, diretório Patos, trabalha para não só aumentar as candidaturas negras, mas eleger-las. Assim como, realizar projetos de inclusão racial e direitos dos povos. O PT e outros partidos da base são instrumentos importantes pra determinar essas pautas urgentes.

O Partido afirma ainda que a esquerda precisa intensificar as ações sobre o discurso racial que, segundo ele, trata-se de um problema estrutural e que precisa ser priorizado.

Racismo é crime

No Brasil, o racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. De acordo com a legislação, se define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais.

Saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito

Internet
Para denunciar casos de racismo em páginas da internet ou em redes sociais, o usuário deve acessar o portal da Safernet e escolher o motivo da denúncia.

Disque 100 
O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.

Delegacias
A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns e naquelas especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância.

Palloma Pires – Jornalista e Comunicadora Popular


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo