Lançamento oficial do Censo Demográfico 2020 em Patos, acontece nesta quarta-feira (04)



Agência do IBGE em Patos fará o lançamento oficial do Censo Demográfico 2020, no Auditório do Fundação Ernani Satyro. Na ocasião, será realizada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo2020 em âmbito do município de Patos.

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará a maior operação de recenseamento já organizada no Brasil, o XIII Censo Demográfico brasileiro.

As atividades dessa pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano, porém os preparativos para essa grande operação já estão em andamento. Ao longo desses três meses, em torno de 200 mil pessoas estarão trabalhando nessa atividade, visando recensear mais de 211 milhões de habitantes, por meio das visitas a aproximadamente 71 milhões de endereços, em 5570 municípios.

Na Paraíba, o recenseamento será realizado em cerca de 1,1 milhão de domicílios nos 223 municípios do Estado, envolvendo o trabalho de mais de 4 mil pessoas para a coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo. A grande amplitude da operação censitária requer a participação e a colaboração dos poderes públicos em suas três esferas e níveis de governo, assim como de representações da sociedade civil organizada em suas atividades. Nessa pesquisa, serão levantadas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, nupcialidade, educação, trabalho e rendimento, entre outros temas.

Os resultados dessa pesquisa podem ser utilizados para acompanhar o crescimento e a evolução das características da população; identificar áreas prioritárias para investimentos em saúde, educação, habitação, transportes e energia; formular programas sociais para assistência a crianças, jovens e idosos; além de facilitar a identificação de locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico.

O Censo Demográfico também fornece referências para as projeções populacionais, a partir das quais são definidas as representações políticas no País. Com efeito, seus resultados irão indicar o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município, além de fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para estabelecimento das cotas dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios. Por isso, o IBGE estabelece reuniões nos municípios e em nível estadual, para servir como canais de diálogo e cooperação, as chamadas Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs), cujo objetivo é dar transparência às ações empreendidas pelo órgão nos municípios e no Estado, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. Coordenação de Divulgação do Censo 2020.

Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.