• Dra Milena
Gerais

Jogos NFT: entenda a febre do momento e os riscos associados

ÓTICAS GUIMARÃES

A indústria de jogos já ultrapassou mercados gigantes, como filmes, música, entre outros. Além disso, a onda da vez agora é a integração dos jogos com a inovação da tecnologia blockchain. Que estão sendo batizados como “Jogos NFT” ou “Jogos Blockchain”.

O mundo de cripto nos últimos tempos teve uma ascensão grandiosa no mercado tradicional de investimento, estourando até essa própria bolha e chegando à população média.

Os Jogos NFT surgiram há pouco mais de 3 anos com a chegada do CryptoKitties, que foi um dos primeiros jogos nesse estilo.

Em síntese, o jogo permite que os jogadores coletem e criem “gatinhos virtuais” que tem como base à blockchain Ethereum.

Isso não é via de regra, mas boa parte dos principais jogos blockchain (NFT) estão trazendo a inspiração dos jogos antigos junto com a inovação do mundo digital. No caso do CryptoKitties, por exemplo, ele trouxe o sucesso dos anos 90  – Tamagotchi integrado ao mundo NFT.

Outros jogos que fizeram isso foram o Axie Infinity e BombCrypto, que surgiram baseados nos games Pokémon e Bomberman, respectivamente.

O momento dessa euforia é totalmente normal e a febre está sendo justificada pela alta rentabilidade dos jogos NFT.

Isso acontece porque os jogos mais famosos, em países emergentes como Brasil, Venezuela e Filipinas, conseguem pagamentos mensais maiores que o salário mínimo vigente.

No entanto, existem riscos envolvidos, visto que em alguns casos é preciso de algum investimento inicial e/ou investimento mínimo.

Além disso, a criação de alguns desses jogos blockchain (NFT) na verdade surgem apenas com intuito de conseguir os investimentos e depois sumir com todo o dinheiro. Na prática, esses jogos prometem ganhos consistentes, mas não permitem que os jogadores façam o saque de suas criptomoedas.

Sendo assim, ao escolher um jogo para fazer seu investimento, será necessário gastar um tempo buscando informações sobre a desenvolvedora, o projeto e as empresas parcerias.

Nos últimos meses, podemos destacar dois casos recentes envolvendo jogos que apenas conseguiram o dinheiro, mas depois sumiram.

Ainda assim, isso não é um risco associados aos jogos NFT e sim às pessoas que estão por trás dos jogos.

Dessa maneira, um dos principais riscos ligados diretamente ao jogo é que você pode perder todo seu investimento, porque os jogos precisam de uma economia duradoura. Assim, caso não ocorra a entrada de novos jogadores, a economia pode ficar insustentável e o projeto acaba morrendo.


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo