Jogador atua em partida com Covid e só é avisado no intervalo

Foto:: Célio Júnior/AGIF



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Parece fake news, mas o fato aconteceu na Série B do Campeonato Brasileiro. Valdivia, meia do Avaí, foi escalado e atuou 45 minutos da partida contra o CSA com Covid-19. Tudo porque os médicos do clube só foram avisados sobre o resultado positivo durante o intervalo da partida, quando estão o atleta foi substituído. O jogo terminou empatado em 1 a 1.

De acordo com a assessoria do Avaí, Valdivia foi submetido aos testes para esta partida com 72 horas de antecedência, como prevê a CBF, mas deu negativo. Na manhã deste sábado (16), já em Maceió, ele foi passou por uma nova prova junto com o elenco por causa dos protocolos sanitários já visando a próxima rodada contra o Juventude, na terça-feira (19), na Ressacada.

O Avaí, por sua vez, afirma que o jogador está assintomático e está organizando como Valdivia cumprirá o isolamento social e o retornará a Florianópolis. Por meio do seu executivo de futebol, Marco Aurélio Cunha, o clube também está tentando obter respostas da CBF sobre o ocorrido.

Em agosto do ano passado, a CBF anunciou mudanças no protocolo de testagem com a intenção de tornar o procedimento mais rígido e, assim, evitar novos casos nas principais competições organizadas pela entidade. A principal alteração foi a ampliação no número de provas devido ao surto de casos nos clubes nos primeiros meses na retomada do futebol.

O regimento adotado pela CBF também prevê que os resultados dos testes devem ser enviados 24h antes da partida ao clube mandante e até 12h antes da viagem ao clube visitante.