Locais

Internauta denuncia falta de médicos em três UBS de Patos; gestão se posiciona e diz que profissionais estavam passando por qualificação

ÓTICAS GUIMARÃES

Na tarde desta terça-feira, dia 08 de novembro, a redação do Patosonline.com foi procurada pela jovem Ellen Brenda, fazendo uma denúncia acerca da falta de médicos em três Unidades Básicas de Saúde no setor que compreende o bairro da Maternidade e Santo Antonio, aqui em Patos.

Segundo relatou Ellen, sua filha de apenas 2 anos de idade apresentou febre e dor na barriga desde a noite de segunda-feira (07), e ela decidiu procurar uma UBS na manhã de ontem (08), já que o Hospital Infantil apresentava alta demanda de pacientes e estava lotado.

Primeiramente, a mãe conta que se dirigiu até a UBS Ana Raquel, que fica localizada no bairro da Liberdade, e foi informada de que o médico estava de férias. Posteriormente, Ellen foi até a UBS Osman Ayres, no bairro Santo Antonio, e também foi informada de que o médico estaria de férias. Numa terceira tentativa, ela foi até a UBS Carleuza Candeia, também no Santo Antonio, e recebeu a informação de que não havia médico na unidade.

“Minha indignação é de uma mãe que queria atendimento pra sua filha que está doente, porque PSF é pra isso, a gente não é obrigado a sempre correr pro Hospital Infantil se tem PSFs que estão sendo pagos com o dinheiro das comunidades, porque a gente paga imposto pra isso, pra ter atendimento. A criança tem que estar programada pra não adoecer quando os médicos estiverem de folga?”, desabafou.

Após todas essas tentativas frustradas, o atendimento só foi possível no período da tarde, na UBS Doraci Brito, no bairro da Maternidade.

OUTRO LADO

A redação do Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos, e foi informado que os médicos estão passando por uma qualificação já pré-agendada.

Além disso, o setor de atenção básica repassou que ambas as unidades estão com médicos, repassando inclusive a escala. Na UBS Osman Ayres é a médica Dra. Iak, que tem folga nas terças-feiras; na UBS Ana Raquel, Dra. Salete, que está de férias e retorna nos próximos dias; e na UBS Carleuza Candeia, Dr. Jorge Firmino, que estava na qualificação, assim como todos os outros.

Por Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo