Gerais

Inmet emite alerta para chuvas intensas em 32 municípios da Paraíba

Foram listadas localidades na Mata Paraibana, incluindo boa parte da Grande João Pessoa, e Sertão. Os avisos são válidos até este sábado

ÓTICAS GUIMARÃES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuvas intensas para toda a Paraíba com validade até este sábado (15). Trinta e dois municípios foram listados no alerta laranja (perigo), sendo 15 na Mata Paraibana e 17 no Sertão. Os outros 191 municípios do estado foram listados em alerta amarelo (perigo potencial).

Conforme a previsão do tempo, deve chover 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Também são esperados ventos com intensidade entre 60 e 100 km/h.

Em 17 municípios do Sertão, onde o aviso tem validade até as 10h, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já na Mata Paraibana, região em que municípios devem ficar alertas até as 9h, o risco é de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Os municípios sob alerta amarelo podem registrar chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Recomendações

O Inmet orienta que a população de áreas afetadas pelas chuvas não se abrigue debaixo de árvores, nem estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, também é recomendado que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. O Inmet pede, ainda, que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alterações nas encostas.

Em caso de inundação ou similar, a orientação é utilizar sacos plásticos para proteger pertences da água. Situações de emergência devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou Defesa Civil (telefone 199).

Municípios sob alerta de perigo de chuvas intensas

Grande João Pessoa

  1. Alhandra
  2. Bayeux
  3. Caaporã
  4. Cabedelo
  5. Conde
  6. Cruz do Espírito Santo
  7. João Pessoa
  8. Lucena
  9. Pedras de Fogo
  10. Pitimbu
  11. Rio Tinto
  12. Santa Rita

Zona da Mata

  1. Juripiranga
  2. Pilar
  3. São Miguel de Taipu

Sertão

  1. Bom Jesus
  2. Bonito de Santa Fé
  3. Cachoeira dos Índios
  4. Cajazeiras
  5. Conceição
  6. Diamante
  7. Ibiara
  8. Manaíra
  9. Monte Horebe
  10. Santa Helena
  11. Santa Inês
  12. Santana de Mangueira
  13. São João do Rio do Peixe
  14. São José de Caiana
  15. São José de Piranhas
  16. Serra Grande
  17. Triunfo
Chuvas

Fonte: Portal Correio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo