Incêndio em serra em Mãe D’água é controlado, mas focos isolados ainda são combatidos



Já está controlado um incêndio que consumiu uma área de pelo menos cinco hectares, equivalentes a sete campos de futebol, na Serra Preta, que fica na cidade de Mãe D’Água, Sertão da Paraíba, a 352 km de João Pessoa. A informação foi passada ao Portal Correio na manhã desta segunda-feira (30) pelo secretário de Agricultura do Município, Antônio Gomes, que afirmou que o Corpo de Bombeiros segue combatendo focos de chamas em locais isolados, mas que não oferecem mais riscos à população ou ao Parque Estadual do Pico do Jabre, localizado nas proximidades.

O fogo ocorre no local desde o dia 22 de setembro e teria atingido pelo menos três sítios. Conforme o secretário, além dos danos ambientais, os prejuízos materiais registrados foram cercas queimadas nas divisas entre as propriedades rurais.

Antônio Gomes destacou que o clima seco e os fortes ventos contribuem para que o fogo se alastre facilmente pela vegetação da região, mas ressaltou que alguns focos de incêndio notificados não apresentam características de que teriam sido causados por efeitos climáticos, mas, sim, pela ação humana, sobretudo em horários de clima mais ameno, como a noite.

“O Corpo de Bombeiros passou o fim de semana trabalhando no local, com a ajuda de moradores e da Prefeitura de Mãe D’água, que disponibilizou um carro-pipa. Pelo que foi visto, há indícios de que existem pessoas ateando fogo de forma criminosa, mas não podemos ainda confirmar isso ou dizer por que essa ação estaria acontecendo”, disse o secretário.

Portal Correio

error0
Tweet 20
fb-share-icon20
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com