ColunistasRoberta Trindade

Importância da Educação financeira na vida dos brasileiros. Por Roberta Trindade

No Brasil, nem sempre é tarefa fácil, visto que o que se ganha é pouco, em virtude do salário ser aquém do necessário

ÓTICAS GUIMARÃES

A educação financeira é muito importante para todos os indivíduos, pois usar bem o dinheiro, fazer boas escolhas e tomar decisões conscientes é um exercício de cidadania, visto que os seus resultados são positivos na vida pessoal, profissional e por consequência, se cada pessoa gerencia melhor a sua vida financeira e vive bem, ajuda a impulsionar o crescimento da economia do país e o desenvolvimento possibilitando melhor qualidade de vida para todos.

É possível e necessário gerenciar a própria vida financeira, buscando uma oportunidade de renda, quer seja num emprego formal, quer seja tendo um negócio próprio, e, além disso, controlar e planejar o uso do recurso adquirido.

Daí a importância não apenas do conhecimento, mas, principalmente do exercício e da prática do uso do orçamento pessoal e familiar para ter uma vida financeira bem organizada, pois, tão importante quanto ganhar dinheiro é saber gastar e otimizar bem os recursos, priorizando o seu uso.

A ideia da educação financeira é que ao realizar o orçamento, que deve ser feito antes de receber o dinheiro, a pessoa consiga fazer os gastos serem menores do que o dinheiro recebido, de preferência, deixando uma parte para formar uma reserva, bem como, para realizações futuras.

No Brasil, nem sempre é tarefa fácil, visto que o que se ganha é pouco, em virtude do salário ser aquém do necessário para a sobrevivência familiar, contudo os que são organizados, mesmo ganhando pouco, lutam para conseguir viver bem e ter a tão sonhada vida financeira organizada, poupar e alcançar o equilíbrio financeiro.

Por essa razão, a educação financeira e o saber gastar ajudar a pessoa, a família e o país a alcançar o desenvolvimento econômico.

Por Roberta Trindade

Imagem – Google /  GEDAF

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios