Politica

Ibope: José Maranhão tem 48% e Ricardo Coutinho está com 36%

Se as eleições estaduais fossem realizadas hoje, o governador José Maranhão (PMDB) venceria o primeiro turno do pleito com 48% dos votos, contra 36% que teria o seu principal adversário, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB). É isto o que diz a pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, que foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo JPB 2ª Edição, das TVs Cabo Branco e Paraíba.

Os outros candidatos juntos aparecem com números irrisórios, mas os índices de brancos e nulos e de indecisos são altos. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com 1% das intenções de voto, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não saíram de 0%. Brancos e nulos somam 9% e os indecisos são 6% dos eleitores.

Esta é a primeira pesquisa divulgada pelo Ibope desde que o senador Cícero Lucena (PSDB) desistiu de ser candidato ao Governo da Paraíba. No último levantamento, realizado em outubro do ano passado, Ricardo parecia com 38%, contra 37% de Maranhão. Cícero tinha 14%.

As comparações dos números, portanto, mostram que basicamente o eleitorado do senador tucano migrou quase que completamente para o peemedebista, que cresceu 11% desde a última pesquisa. Ricardo Coutinho, por outro lado, caiu dois pontos percentuais entre outubro e maio.

A vitória de José Maranhão, por sinal, acontece em cinco das seis regiões do Estado. Inclusive em João Pessoa, a capital onde Ricardo, na condição de ex-prefeito, era tido como imbatível. Contando apenas os votos dos pessoenses, a pesquisa aponta que Maranhão tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Ricardo Coutinho.

Maranhão vence ainda na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). Perde apenas em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão surge com 32%.

De certa forma, os números de Campina Grande mostram o poder político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que nas últimas eleições sempre venceu com larga vantagem na cidade e que agora em 2010 está pedindo voto para o candidato de João Pessoa.

A pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio deste ano e entrevistou 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%.A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

Paraiba1

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close