Locais

IBGE pede apoio aos agentes comunitários de saúde para concluir o censo demográfico em Patos. População contada ainda não atingiu a do Censo de 2010

ÓTICAS GUIMARÃES

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, está recorrendo ao apoio dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS, para conseguir concluir até o final deste mês, os trabalhos do Censo Demográfico 2020, em Patos.

De acordo com o chefe da agência do IBGE em Patos, Jerônimo Carvalho, o órgão tem encontrado dificuldades para ter acesso a 3.084 imóveis habitados no município, resultado de 2.900 domicílios com morador ausente e outros 184 onde ocorreram recusas dos moradores, alguns deles com tratamentos super mal educados com as equipes que realizaram o trabalho de campo.

Até o presente momento, o município não alcançou a população do Censo 2010, que conferiu a Patos uma população de 100.695 habitantes, fator que pode impactar no repasse de recursos recebidos pelo município, bem como a execução de programas que tem o cálculo populacional do IBGE como base para o envio de recursos aos municípios.

Na manhã desta terça-feira, dia 22, a direção do órgão esteve reunida, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com agentes comunitários de saúde dos DGAs 1 e 3, na tentativa de reforçar o trabalho de coleta da população não recenseada. Ontem, (21), ocorreu um encontro com os ACSs que trabalham nos DGAs 2 e 4.

Por Genival Junior – Patosobline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo