Hospital de Patos reforça estoque de itens que são usados na linha de frente do combate ao Covid-19 com doação da ONG Compassion



No combate a pandemia, alguns itens são fundamentais, a exemplo de EPI’s que protegem os profissionais que atuam na linha de frente e os materiais de desinfecção de ambientes que são imprescindíveis na higienização dos espaços e equipamentos utilizados com os pacientes com coronavírus. Nesta terça-feira (09) pela manhã, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, ganhou uma importante ajuda nesta batalha contra o Covid-19. Trata-se da doação de 1005 itens, entre EPI’s e materiais de desinfecção, que reforçarão o estoque da unidade. A entrega dos itens doados pela ONG Compassion do Brasil foi feita pela Facilitadora de Parcerias da instituição, Eliane Pereira, à diretora geral do Complexo, Liliane Sena.

            O material que chegou via transportadora foi descarregado no pátio da unidade e após conferido e catalogado foi colocado no almoxarifado do Hospital para uso imediato. Após a diretora da unidade assinar o termo de doação, ela destacou a importância da iniciativa na atual conjuntura. “Nós agradecemos imensamente a ONG por ter escolhido o Complexo para receber esses itens, que chegam num momento muito oportuno porque estamos com uma grande demanda de casos em Patos e região, o que torna o Hospital uma referência importante no acolhimento e tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid. Esses materiais que estamos recebendo são itens que a gente usa muito na linha de frente e cotidianamente, de forma que eles são muito bem-vindos”, destacou a diretora.

            A lista de materiais doados inclui 25 máscaras TNT, mais 300 máscaras PFF-2, 100 gorros descartáveis, 70 luvas de procedimento, 100 aventais hospitalares, 140 óculos de proteção, 70 litros de álcool em gel 70%, 100 litros de água sanitária, mais 50 de Hipoclorito de Sódio e 50 de Antisséptico. O valor total dos 1005 itens, segundo relatório entregue pela ONG, é de R$ 21.305,00.

            O Complexo Hospitalar de Patos foi a única unidade de saúde da Paraíba a ser contemplada com as doações. Segundo a representante da ONG isso se deu em função da instituição já desenvolver atividades no município de Patos e entender que havia a necessidade de aporte destes itens na unidade paraibana e em outras instituições de saúde pública do Nordeste. “A região Nordeste vem enfrentando diversos desafios no enfrentamento ao Covid-19, com uma taxa de letalidade crescendo consideravelmente. Por isso escolhemos fazer essa doação a hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), localizados nessa região onde temos grande número de parceiros e beneficiários e são referência no enfrentamento a pandemia, a exemplo do Hospital de Patos. Após analisar os indicadores de cada região, definimos as unidades, entramos em contato com os diretores desses hospitais para compreendermos as demandas e necessidades e definir os materiais que seriam doados e assim está sendo feito. Sabemos que as necessidades de cada um são complexas, mas louvamos ao Senhor pela oportunidade de servir e apoiar esses hospitais no combate ao Covid-19 e ampliar nosso relacionamento com os órgãos locais de saúde”, explicou a Relações Públicas da ONG, Jailma Rodrigues.

            As demais unidades de saúde do Nordeste que são referência para tratamento de casos de Covid-19 e que também receberão itens doados pela ONG são: o Hospital Macroregional Tomáz Martins – Santa Inês/MA, o Hospital Regional de Urgê – Presidente Dutra/MA, o. Hospital Macroregional – Coroatá/MA,  o Hospital Regional Laura Vasconcelos – Bacabal/MA, o Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima – Parnaíba/PI e o Hospital Regional Norte – Sobral/CE

Sobre a Compassion do Brasil

            Organização beneficente cristã, a Compassion do Brasil está presente no país há mais de 30 anos com significativo investimento na política de assistência social. Através de seus 204 parceiros espalhados pelo Nordeste contribuindo com o desenvolvimento integral direto de mais de 62 mil crianças e adolescentes, e indiretamente com cerca de 250 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. ‘Neste tempo de pandemia, mesmo não se configurando como uma organização de Ajuda Humanitária, a Compassion do Brasil se alegra em contabilizar até aqui a doação de mais de 2,7 milhões de reais em cestas básicas, kits de higiene/limpeza e máscaras a cerca de 45 mil famílias, de 104 municípios do Nordeste e agora em dar sua contribuição a alguns hospitais onde tem atuação. Serão mais de R$ 200.000,00 em compras de EPI´S e materiais de desinfectação’, destaca uma nota assinada pela diretora nacional da ONG, Vanessa Viotti.

Assessoria