Hemonúcleo de Patos teve redução de 13,21% nas doações de sangue no primeiro semestre do ano



O Hemonúcleo de Patos registrou 2.195 doações de sangue no primeiro semestre do ano, segundo informações repassadas ao Patosonline.com, pelo setor de estatística do órgão.

Os números representam uma redução de 13,21% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.485 procedimentos, motivados pelo isolamento social provocado pela pandemia.

A maior baixa nas doações do hemoinúbleo ocorreram no m~es de maio, que registrou apenas 168 procedimentos, ficando distante da meta de 500 doações mensais.

Em função da pandemia do covid-19, o órgão vem tomando medidas de prevenção, mediante utilização de equipamentos de proteção individual e higienização dos ambientes, visando garantir o fluxo necessário de doadores para a manutenção do serviço e do estoque de sangue nos hospitais da região.

As doações feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado a Rua 5 de agosto, bairro Belo Horizonte, são utilizadas para abastecer as necessidades existentes nas casas de saúde da cidade, a exemplo do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro, Hospital São Francisco, Maternidade Dr. Peregrino Filho, além do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, na cidade de Santa Luzia.

Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.

Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é o (83) 3423-2180.

Por Genival Junior – Patosonline.com