Hemonúcleo de Patos começa a produzir plaquetas e utilizar em pacientes internados no HRP. Ouça;



A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista, falou ao jornalista Misael Nóbrega, da Rádio espinharas FM 97,9, sobre a produção de plaquetas para ser utilizadas em pacientes atendidos no Hospital Regional de Patos.

Segundo Vânia Batista, a produção é um resultado das doações de sangue colhidas mensalmente no hemonúcleo, trabalho que será realizado três vezes por semana, para assegurar mais um serviço importante aos pacientes atendidos na rede hospitalar.

“Com as doações de sangue, nós além do concentrado de hemácias, agora estaremos também produzindo plaquetas, que se dará nas segundas, terças e quartas”, explicou a assistente social.

Para a doação de plaquetas, Vânia disse que existem alguns critérios, como a não doação feita por mulheres que tenham tido três gestações, incluindo aborto, pessoas que estejam fazendo uso de anti-inflamatórios nas últimas 72 horas, entre outras restrições que serão conhecidas durante a triagem realizada antes da coleta de sangue.

Vânia Batista acrescentou que o trabalho já apresentou resultados positivos, podendo o material coletado ser utilizado em pacientes internados na UTI do Hospital Regional de Patos, ajudando na recuperação de pacientes com problemas oncológicos e outros tipos de patologias. Ouça;

Assistente Social Vânia Batista

Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.

Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.

Em função da pandemia do covid-19, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus, mediante uso de equipamentos de proteção individual e higienização dos ambientes, para manter o serviço funcionando com segurança aos profissionais e pacientes doadores de sangue.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é o (83) 3423-2180.

Por Genival Júnior – Patosonline.com

Áudio de Misael Nóbrega- Rádio Espinharas FM 97,9