Futebol Paraibano tem dois times na zona de rebaixamento

Imagem: CBF



Mesmo não tendo muitas aparições pela elite do futebol brasileiro, o Futebol Paraibano sempre demonstrou sua força nas séries B e C do Brasileirão. Porém, não é o que vem acontecendo com os representantes do Estado, já que atualmente Botafogo e Treze ocupam as piores posições da terceira divisão nacional. Um fato histórico (negativamente), visto que desde a criação da série D, o que fez com que a terceirona passasse a contar com 4 equipes rebaixadas, que dois times da Paraíba não figuravam juntos entres os últimos colocados da competição.

As equipes ainda não venceram no campeonato. O Belo, como é conhecido o Botafogo, já jogou três vezes, onde soma duas derrotas e um empate. Já o Galo de Campina Grande, com um jogo a menos, foi derrotado nas duas oportunidades em que esteve em campo.

A última vez em que as duas equipes disputaram juntas a série C do campeonato Brasileiro foi em 2014. Os dois faziam parte do grupo A, já que a competição não é disputada no sistema de pontos corridos, entretanto, nesse ano, os dois clubes não dividiram a zona de rebaixamento, uma vez que o Botafogo conseguiu sempre manter-se no meio da tabela, já o treze não teve bons resultados e acabou sendo rebaixado.

Daí em diante, somente o Belo conseguiu se manter na terceira divisão. Entre 2015 a 2018, foi o único representante paraibano na competição, onde em 2018 fez um maravilhoso campeonato, e brigou até o último momento pelo acesso para a Série B, mas o acesso não veio.

A luta do Botofogo e do Treze

Enquanto o conterrâneo tentava sua vaga na segundona, restou ao Treze lutar pelo acesso/retorno para a Série C, após algumas tentativas frustradas, também em 2018 conseguiu o vice campeonato da quarta divisão e o tão desejado acesso, juntando-se ao Botafogo no Brasileirão de 2019.

A história dos dois clubes no campeonato é intensa, pois em 2019, mais uma vez o Treze lutou até a última rodada contra o rebaixamento, onde, por ironia do destino enfrentou o Botafogo. O jogo terminou empatado em 2×2, cravando a permanência do Galo, bem como eliminando as chances de acesso do Belo.

Tentando sair dessa incômoda situação as duas equipes voltam a campo nesse fim de semana, às 20h. O Botafogo viaja até a Bahia, na sexta, para enfrentar o Jacuipense e o Treze recebe o Ferroviário no domingo.