Fórum sobre drogas é realizado nesta quarta-feira (20) em Patos



Aconteceu nesta quarta-feira, dia 20 de Novembro, o Fórum Maçonaria a Favor da Vida – Contra as Drogas aqui em Patos. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social, em parceria com o Grande Oriente do Brasil – GOB,

O evento contou com a presença de Luiz Pereira de Morais (GOB/PB), Drº Olímpio Oliveira, Aderaldo Pereira de Oliveira, Fernando Antônio, do psicólogo clínico e hipnótico terapeuta, José Medeiros Filho, do secretariado do município, serviços e programas da Prefeitura de Patos, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, Fazenda da Esperança, Proerd, vereadores, banda do 3º BPM e apresentação cultural com perna de pau.

O Fórum faz parte da nova política educativa sobre drogas que o governo municipal está empreendendo no município, em parceria com diversas entidades públicas e privadas e demais segmentos da sociedade civil organizada.

O Secretário Executivo de Articulação Social, Deusimar Guedes, destacou que o Fórum foi bem prestigiado com representatividade do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada. Ele afirmou que está visitando todas as Igrejas e segmentos da sociedade para unir forças na intenção de implementar uma Política Pública com responsabilidade de todos.

“Pela empolgação, pela motivação acho que é um bom começo para iniciar a nossa política municipal sobre drogas aqui em Patos. (…) A Prefeitura está articulada e, especialmente, na área preventiva educativa. Então, as diversas secretarias, de desenvolvimento social, educação, esporte, as Igrejas, Rotary, maçonaria, Conselho de Saúde, para que todos juntos possamos unir forças nesse sentido”, afirmou Deusimar.

Otacílio Almeida, Grande Oriente do Brasil/Paraíba, destacou a parceria para a realização do evento desta quarta.

“Nós estamos fazendo essa parceria com a sociedade através da Prefeitura Municipal buscando melhorar os dias da sociedade que é, na verdade, fazendo essa educação de prevenção às drogas. Então, é um programa muito louvável, o Maçonaria a favor da vida, e a ação a Prefeitura de Patos através do senhor prefeito e do senhor secretário, drº Deusimar, que promovem essa educação de prevenção às drogas”, comemorou.

O Delegado da Polícia Civil, Elcenho Engel, comentou que o enfretamento às drogas é um tema difícil de ser debatido na sociedade, porém, a polícia civil tem enfrentado, diariamente, à criminalidade relacionada às drogas. Ele completou que as polícias militar e federal também têm realizado esse trabalho e nada mais justo do que levar essa problemática para a sociedade.

“Muitas vezes a gente sabe que a família que está lá na ponta, principalmente aquelas mais humildes, não têm a consciência necessária do que a droga causa no meio social. Destrói famílias, destrói a sociedade em si, destrói o Estado que tem por obrigação de fazer esse papel de combate à criminalidade e, principalmente, de conscientizar as pessoas com relação a prejudicialidade que a droga traz a toda a sociedade”, explicou o Delegado.

Para Elson Rodrigues, coordenador da Fazenda da Esperança, localizada em Condado, o Fórum foi importante porque representa uma soma de forças, pois, agrega-se conteúdo com fortalecimento de alternativas e modalidades de acolhimento para aqueles que necessitam. Ele fez ainda uma explanação sobre o que foi debatido no encontro.

“Na parte da manhã a gente pode receber as causas, as mazelas da droga, da dependência química nas famílias e nos usuários. Agora à tarde a gente está tendo a oportunidade de ver frutos e alternativas de poder recuperar. Tanto o Proerd como o Caps e Fazenda da Esperança, como comunidade terapêutica, vem como uma alternativa e uma parceira para poder ajudar o município de Patos nessa busca de estabelecer parcerias dentro dessa política municipal”, avaliou.

Um decreto será assinado pelo prefeito interino, Ivanes Lacerda, que torna essa política pública uma ferramenta do Poder Executivo no combate às drogas. Em seguida, o Conselho Municipal sobre as drogas.

Coordecom