Fortaleza vence no Nilton Santos, respira, e empurra o Botafogo para a penúltima posição no Brasileiro



  • Alívio de um lado, situação cada vez mais dramática do outro. Em jogo bastante disputado no Estádio Nilton Santos, o Fortaleza conseguiu se impor e agravou ainda mais a situação do Botafogo, que segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 1 do time cearense deixou os cariocas em penúltimo lugar na tabela, à frente somente do Goiás. Lento na saída de bola e na criação, o Botafogo teve muita dificuldade com a marcação do Fortaleza e pouco ameaçou. Os gols dos visitantes foram de Bergson e David. Warley, que substituiu Caio Alexandre, diminuiu para o time da casa.Drama e alívio no Nilton SantosDrama e alívio no Nilton Santos (Foto: André Durão)
  • PanoramaCom a derrota, o Botafogo continua com 20 pontos e amarga a penúltima posição na tabela do Campeonato Brasileira. O Fortaleza, por sua vez, respira com os três pontos, e soma 28 na 11ª colocação. Os dois times voltam ao gramado nesta semana pelo Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, o Atlético-MG receberá o Botafogo. Já o Fortaleza joga em casa, na quinta, contra o Goiás.
  • Primeiro tempoO jogo começou agitado e com o Fortaleza mais atento para roubar a bola e partir em velocidade. O Botafogo colaborava com erros de passe, em parte por conta da boa marcação executada pelo adversário. Apesar de Honda ter forçado Felipe Alves a boa defesa em cobrança de falta, quem ameaçou de verdade aos 12 foi o time cearense, em bom passe de Tinga para Romarinho, que finalizou mal e facilitou o corte da zaga. A pressão do Fortaleza encaixava na falta de movimentação ofensiva do rival, que tinha muita dificuldade na saída de bola.Botafogo x FortalezaBotafogo x Fortaleza (Foto: André Durão)Só aos 29 minutos uma chance real de gol para a equipe da casa: uma bola cruzada que a zaga do Fortaleza cortou mal acabou nos pés de Honda, que bateu firme, mas para fora. Já nos acréscimos, o Botafogo chegou de novo, e desta vez com muito perigo: Caio Alexandre arrematou com endereço certo e Felipe Alves novamente apareceu muito bem. No fim da etapa, mais finalizações e posse de bola para os alvinegros que, no entanto, também tiveram mais passes errados e menos desarmes que o Fortaleza.
  • Segundo tempoO Botafogo voltou com Marcinho no lugar de Kevin, enquanto o time cearense não mudou. E tentando atacar. Mas quem conseguiu mesmo foi o Fortaleza, em bela jogada de David aos 12 minutos. Cavalieri apareceu bem e salvou o time alvinegro, que respondeu de forma imediata com Victor Luis. Do outro lado, Felipe Alves mais uma vez espalmou. A equipe cearense fez duas mudanças, com Bergson e Yuri César nas vagas de Wellington Paulista e Marlon. Deu certo. No primeiro toque na bola, após ótima jogada de Romarinho, Bergson só empurrou para a rede: 1 a 0.Botafogo e Fortaleza fizeram jogo bastante disputado no Nilton SantosBotafogo e Fortaleza fizeram jogo bastante disputado no Nilton Santos (Foto: André Durão/ge)Éber Bessa e Pedro Raul entraram no lugar de Honda e Matheus Babi, em tentativa de Emiliano Diáz de tornar o time mais agressivo. Quase sofreu o segundo gol em seguida, não fosse o desvio do chute de David em Tinga, que voltava da posição de impedimento. Aos 27, Pedro Raul conseguiu girar e finalizar, mas em cima de Felipe Alves, que encaixou sem maiores problemas. Do outro lado, desorganização. A ala direita da zaga novamente falhou feio no posicionamento e David sobrou sozinho diante de Cavalieri para ampliar: 2 a 0. Parecia o golpe de misericórdia, mas Éder Bessa colocou o Botafogo no jogo novamente em chute cruzado para diminuir.
  • Lentidão
  • Resultado no Niton Santos deixa o Botafogo em situação dramática na tabelaResultado no Niton Santos deixa o Botafogo em situação dramática na tabela (Foto: André Durão)O Botafogo não teve grandes destaques individuais na partida. Caio Alexandre e Honda tiveram boas chances no primeiro tempo, mas o que chamou atenção foi a dificuldade de criação do time e a falta de opções na saída de bola quando pressionado. Foram poucas as vezes que o time alvinegro conseguiu surpreender a marcação do Fortaleza. Warley merece menção pelo bom chute cruzado que resultou no gol alvinegro e a disposição para arriscar, que faltou ao restante do time na partida.
  • AntirracistaOs jogadores do Botafog entraram em campo neste domingo com uma mensagem: “Racismo existe e mata”. Era o que estava escrito na faixa exibida no gramado do Estádio Nilton Santos.Botafogo faz ação contra o racismoBotafogo faz ação contra o racismo (Foto: André Durão)
  • https://745917418ddd9624d313361769c4a694.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
  • RetornoO lateral Marcinho entrou na etapa final após um longo período longe dos gramados. Último jogo pelo Botafogo havia sido em 8 de dezembro de 2019, contra o Ceará. Ele se machucou na pré-temporada e passou os 10 primeiros meses de 2020 em recuperação de lesão no joelho.
  • EficienteOs grandes destaques do Fortaleza foram o goleiro Felipe Alves, que mostrou muita segurança nas poucas vezes em que o Botafogo conseguiu levar perigo ao gol cearense, Bergson, que mostrou estrela e abriu o placar no primeiro toque na bola, e David, que marcou o gol da vitória. Romarinho, com boas jogadas em velocidade, incluindo a que originou o gol de Bergson, também teve boa atuação.

G1