Físico explica por que costuma chover devido a influência da Lua e prevê chuvas nos próximos dias em Patos-PB



Quando a lua está nascendo ou se pondo durante o período chuvoso, a força de atração gravitacional que a lua exerce sobre a terra provoca uma redução significativa na pressão atmosférica, sendo que toda redução significativa na pressão atmosférica durante a época das chuvas leva a formação de centros de baixa pressão, que em pequena escala são nuvens cúmulo nimbos, as quais estão associadas a chuvas torrenciais, é por esse motivo que muitas vezes chove durante o período chuvoso em nossa região, no momento em que a Lua está nascendo ou se pondo explica o físico, meteorologista e mestre em meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Quando não é época das chuvas o efeito não é percebido, já que muitas vezes a umidade do ar é insuficiente para a formação das nuvens precipitantes explica o físico. Além da forçante que é a força de atração gravitacional da lua, é necessário também elevada umidade do ar. neste caso a presença do calor pode ser determinante para a ocorrência de precipitação mais intensa.

Sobre a influência da Lua, deveremos ter chuvas nos próximos dias em Patos e região aponta Rodrigo Cézar Limeira

Entre os dias 13 e 16 de março, as chuvas poderão cair com mais intensidade na região de Patos, essas chuvas serão decorrentes da atuação da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico que provoca chuvas na região durante o período de fevereiro a maio.

Portal Ciência em Foco